San Juan: impossível recuperar corpos, diz especialista do caso Titanic

Dettweiler considerou que depois de uma suposta implosão a bordo do ARA San Juan seria impossível recuperar os corpos

© Reuters

Mundo Submarino 17/12/17 POR Notícias Ao Minuto

Tom Dettweiler, especialista em busca e salvamento de embarcações afundadas e o homem que encontrou o lendário Titanic, falou sobre o submarino argentino ARA San Juan e afirmou estar disposto a ir ao país sul-americano para ajudar a procurá-lo.

PUB

Em uma entrevista ao jornal argentino Clarín, Dettweiler concorda com a hipótese proposta por diversos especialistas de que provavelmente entrou água pelo snorkel do navio e atingiu as baterias, o que posteriormente teria causado uma explosão seguida de implosão.

+ Nome de ponte que ligará Crimeia à Rússia é escolhida pela web 

"Isto é sério e pode causar qualquer quantidade de eventos. Mas a maioria das tragédias não têm uma única causa; são uma série de eventos que conduzem a um desastre", afirmou o especialista ao Clarín.

Dettweiler considerou que depois de uma suposta implosão a bordo do ARA San Juan seria impossível recuperar os corpos dos 44 membros da tripulação do navio.

"Uma implosão é um dos episódios mais poderosos que você pode imaginar. O aço de quatro polegadas de espessura pode se dobrar e se enroscar como papel. O corpo humano não sobrevive a este tipo de acontecimentos […] Pode não ficar nada", apontou o especialista.

De acordo com Dettweiler, os custos de contratar uma empresa privada para os serviços de busca e resgate do ARA San Juan é de cerca de três milhões de dólares. De acordo com o Clarín, estima-se que a operação internacional já ultrapassaria os $ 700 milhões.

Dettweiler, que encontrou mais submarinos que qualquer um, considera que sua descoberta mais relevante não foi o Titanic, como acreditam muitos, mas o submarino israelense INS Dakar, que esteve perdido durante 31 anos.

"Conseguimos dar um fim à dor das famílias dos 69 tripulantes. Pude ver a importância e o impacto de nosso êxito em suas vidas", detalhou o especialista sobre a descoberta da embarcação.

Em 15 de novembro, o submarino ARA San Juan, com 44 pessoas a bordo, desapareceu quando navegava nas águas do oceano Atlântico a partir de Ushuaia à sua base habitual na Base Naval de Mar del Plata. Apesar de uma intensa operação de busca, o navio ainda não foi encontrado. Com informações do Sputnik.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 14 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Brasil Há 12 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech Espaço Há 14 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 13 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

fama Bastidores da TV Há 12 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Brad Pitt Há 11 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana