Soyuz decola para Estação Espacial Internacional com 3 astronautas

Como é tradição, os inquilinos da estação vão receber o ano novo em órbitra e os presentes de Natal a bordo de cargueiro russo Progress

© Lusa

Tech Missão 17/12/17 POR Agência Lusa

A nave russa Soyuz MS-07, com três tripulantes a bordo, foi lançada neste domingo (17) a partir do cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão com destino à Estação Espacial Internacional (EEI).

PUB

A nave partiu às 10:21 em Moscou (05:21 em Brasília) com a ajuda de um foguete portador Soyuz-FG e vai ser acoplada à plataforma orbital dentro de dois dias.

O lançamento aconteceu na legendária rampa Número 1 do cosmódromo no Cazaquistão que tem o nome de Yuri Gagarin, o primeiro homem a voar no espaço.

Em princípio, o lançamento devia ter acontecido em 27 de dezembro, mas a NASA pediu para antecipar para que não coincidisse com as festas de Natal.

A tripulação 54-55 da história da EEI é formada pelo russo Antón Shkaplerov, que será o comandante, e pelo norte-americano Scott Tingle e pelo japonês Norishige Kanai, que realizam ambos a primeira missão espacial.

Na plataforma orbital são esperados pelo russo Alexandr Misurkin e pelos norte-americanos Mark Vande Hei e Joseph Acaba.

Como é tradição, os inquilinos da estação vão receber o ano novo em órbitra e os presentes de Natal a bordo de cargueiro russo Progress.

A anterior missão, integrada pelo russo Serguéi Riazanski, o norte-americano Randolph Bresnik e o italiano Paolo Nespoli da Agência Espacial Europeia, regressou à Terra na passada quinta-feira. Com informações da Agência Lusa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Tech Negócios 28/04/24

Níquel, lítio e satélites: conheça interesses de Musk no Brasil

Tech Inteligência Artificial 28/04/24

OpenAI, Meta e Microsoft se unem para eliminar riscos da IA

Tech Google Há 19 Horas

Google atinge marca inédita nos 25 anos de história da empresa

Tech Apple Há 19 Horas

OpenAI poderá ajudar a Apple a tornar o iPhone mais inteligente

Tech Videojogos Há 13 Horas

Lutador clássico está a caminho de 'Street Fighter 6'