7 formas de desligar e dormir bem todas as noites

Aprenda a ‘desligar’ a mente e a usufruir de uma boa qualidade de sono

© iStock

Lifestyle DICAS 20/12/17 POR Notícias Ao Minuto

Uma das piores coisas que pode acontecer depois de um dia intenso de trabalho é deitar para dormir e não conseguir parar de pensar, não conseguir deixar as preocupações de lado, não conseguir ‘desligar’ a mente.

PUB

Este tipo de situação compromete gravemente a qualidade do sono e aumenta os níveis de estresse e ansiedade, e os efeitos são sentidos no dia seguinte. Mas há solução.

+ Vício em smartphones afeta a saúde cerebral dos jovens, diz estudo

Uma vez que o estresse e a ansiedade são causa e consequência da incapacidade de dormir e manter uma noite de sono tranquila, o primeiro passo a dar é identificar os principais causadores destes estados e escrever sobre eles. A escrita tem um poder tremendo no controle das emoções, e os diários são os melhores aliados nestes momentos. Destaca a edição britânica da Women’s Health que as pessoas podem começar a lutar contra as noites em branco ao adquirir o simples hábito de escrever sobre o estresse que sentem diariamente, encontrando, assim, todos os gatilhos necessários e todas as soluções possíveis.

É igualmente benéfico escrever sobre os pensamentos negativos que pairam na cabeça e tentar perceber a causa da sua origem e de que maneira podem estar arruinando o bem-estar.

Adotar uma rotina de treino é fundamental, mas desde que seja relaxante. Yoga e pilates são os melhores aliados de uma mente mais relaxada e de mais conhecimento sobre o próprio corpo, e como relaxar é o ideal, a publicação sugere ainda que se ouça uma música calma (em que os batimentos por minuto – bpm – não excedam os 60) e que se dê ainda atenção às necessidades sexuais do corpo, beneficiando de um momento de sexo ou da masturbação, uma vez que o aumento dos níveis de serotonina e de norepinefrina ajuda o organismo a acertar o seu próprio relógio.

Um cobertor pesado ajuda a manter o corpo mais quente, aconchegado e pressionado, melhorando as condições em que se dorme. Por fim, e quando nenhuma outra primeira estratégia é capaz de funcionar, nada como procurar ajuda junto de um especialista, seja ele um terapeuta de sono, um psicólogo ou um médico.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Alerta 02/05/24

Hipertensão arterial atinge cerca de 35% da população adulta no Brasil

Lifestyle Higiene 02/05/24

Saiba como limpar corretamente a tábua de corte e evite bactérias

Lifestyle SAÚDE-CÂNCER 02/05/24

Cigarros eletrônicos e agrotóxicos são desafios na prevenção do câncer

Lifestyle Signos 02/05/24

Quatro signos que têm um ótimo sentido de humor

Lifestyle Saúde 02/05/24

Sintoma de indigestão que pode ser semelhante a um ataque cardíaco

Lifestyle Bolor 02/05/24

Casa com bolor ou mofo? Saiba o que pode acontecer ao seu corpo

Lifestyle Pudim 02/05/24

Aprenda a fazer um delicioso pudim de leite condensado

Lifestyle Covid-19 02/05/24

Sequela pulmonar pode progredir 2 anos após covid

Lifestyle Covid-19 02/05/24

Sequela pulmonar pode progredir 2 anos após covid

Lifestyle Saúde 02/05/24

Crianças brasileiras de 3 a 10 anos estão mais altas e obesas, mostra estudo