Buracos negros: os mistérios e segredos que você precisa conhecer

O que se sabe sobre estes corpos celestes?

©

Os mistérios e segredos que precisa de saber sobre buracos negros

Sabe o que são ao certo buracos negros e o que a ciência já descobriu sobre eles? A pesquisa ainda está a ser realizada, mas alguns dos mistérios destes corpos celestes já foram descobertos. Sugerimos esta galeria para que possa perceber melhor como funciona um buraco negro e qual é o seu papel no universo. Viaje até às estrelas com a galeria que se segue! Ora veja.

© iStock/Getty Images

O que são

São objetos celestes imensos em massa. Alguns deles podem ter 100 vezes mais do que a massa do sol. O campo gravitacional de um buraco destes é tão intenso que ultrapassa a velocidade da luz. Por isso, toda a luz que entre num buraco negro não consegue mais sair.

© iStock/Getty Images

Nunca vistos

Na realidade, e por consumirem a luz, os buracos negros nunca foram observados, os estudiosos apenas sabem que eles existem pela força de atração que exercem sobre outros objectos celestes e pela matéria que têm a sua volta.

© iStock/Getty Images

Matéria em volta

Apesar de serem invisíveis, a matéria que acabam por capturar forma uma espécie de espiral que se chama disco de acreção. Sendo desta forma possível ver a forma do buraco.

© iStock/Getty Images

O maior de todos

O buraco negro conhecido pela ciência como o maior de todos, tem cerca de 1 trilhão de quilômetros, isso é mais 190 vezes do que a distância do Sol a Plutão.

© iStock/Getty Images

Ondas de rádio

Os buracos negros e outras estrelas da nossa galáxia conseguem emitir ondas de rádio.

© iStock/Getty Images

Leis da física

Segundo a ciência, as leias da física perdem todo o significado dentro de um buraco negro.

© iStock/Getty Images

Tamanho

Bastava um buraco negro do tamanho de uma moeda para ter mais massa do que o planeta Terra e conseguir matar engolir uma pessoa.

© iStock/Getty Images

Espaguetificação

Este é o nome que se dá a uma objeto que foi consumido e destruído por um buraco negro.

© iStock/Getty Images

Perto de um buraco negro

Em teoria, quanto mais perto alguém estiver de um buraco negro, mais lentamente o tempo se desenrola.

© iStock/Getty Images

início

Foi no século XVIII que se começou a teorizar sobre a existência dos buracos negros.

© iStock/Getty Images

O primeiro

O primeiro candidato a ser visto como um buraco negro chamava-se Cygnus X-1, encontrado na constelação Cygnus (Cisne).

© iStock/Getty Images

A Terra está em perigo?

Felizmente, não. Apesar de existir a hipótese da via láctea conter vários buracos negro, a Terra não está próxima o suficiente para ser sugada.

© iStock/Getty Images

O mais próximo da Terra

Segundo a NASA, o buraco negro mais perto do nosso planeta encontra-se a 1600 anos de luz.

© iStock/Getty Images

O som

Segundo os estudiosos, os buracos negros emitem uma densa nota Si bemol constante.

© iStock/Getty Images

Destruir espaço e tempo

Devido à sua massiva influência gravitacional e massa, um buraco negro consegue destruir o espaço e o tempo de tudo aquilo que se aproxima dele.

© iStock/Getty Images

Tamanhos

Segundo a NASA existem pelo menos três tipos de tamanhos para um buraco negro. Primeiro os pequenos, que podem ser do tamanho de um átomo. Depois, os buracos negros mais comuns, que contém uma massa 20 vezes maior do que o nosso Sol e que existem espalhados pela galáxia. Por fim, os buracos negros supermaciços, que são um milhão de vezes mais massivos que o Sol.

© iStock/Getty Images

Dúvidas

Ainda não se sabe como é que os buracos negros supermaciços se formam, é uma questão que ainda está a ser estudada pela ciência.

© iStock/Getty Images

Buracos de minhoca

Várias teorias apontam para o fato de que, se alguém ou alguma coisa for engolido por um buraco negro, que possa ser ‘lançado’ para outras partes do universo. Tornando desta forma possível uma velocidade mais veloz do que a velocidade da luz.

© iStock/Getty Images

É importante estar longe do ‘event horizon’

O 'event horizon' é a beira do buraco negro, e é visto também como o ‘ponto sem retorno’. A partir deste momento é impossível escapar da força gravitacional do buraco.

© iStock/Getty Images

Evaporação

Existe apenas uma coisa que consegue escapar dum buraco negro: radiação. Quando um buraco negro está a emitir radiação, os cientistas apontam que este está a perder massa e que este é provavelmente o processo que consegue acabar com este corpo celeste.

© iStock/Getty Images

Esferas

Em várias representações, verá buracos negros desenhados como uma espécie de funil, mas na realidade eles são mais parecidos com uma esfera.

© iStock/Getty Images

Cor

Apesar de serem conhecidos como buracos negros, nem todos são negros, vários emitem radiação electromagnética que lhes conferem outras cores.

© iStock/Getty Images

Teorias

Algumas teorias defendem que nem todo o poder de um buraco negro é totalmente destrutivo e que este mesmo poder poderá ser utilizado para várias outras coisas, incluindo viajar pelo tempo.

© iStock/Getty Images

Não foi Einstein que os descobriu

Einstein apenas ‘reanimou’ a teoria dos buracos negros. Muito antes disso, em 1783, um cientistas chamado John Mitchell desenvolveu a teoria de uma força gravitacional tão forte que nem a luz conseguiria escapar à sua força.

© iStock/Getty Images

Não existe nenhum túnel no centro de um buraco negro

Ao contrário da crença popular, aquilo que existe no meio de um buraco negro é apenas uma quantidade imensa de matéria comprimida infinitamente.

© iStock/Getty Images

Novos Universos

Em teoria, é possível que um buraco negro consiga criar um novo universo e ser a porta para outros universos, mas são apenas teorias que não estão comprovadas.

© iStock/Getty Images

Tech Espaço 20/12/17 POR Notícias Ao Minuto


O nosso universo é imenso e, teoricamente, interminável. As possibilidades são inúmeras e os mistérios ainda muitos por revelar. Entre os aspectos mais misteriosos dos espaço estão os famosos buracos negros.

PUB

O que são? O que se sabe sobre eles? Na galeria acima pode-se encontrar as respostas para algumas das suas dúvidas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Tech Segurança 12/05/24

Quanto tempo demora para 'hackear' uma password? Veja se a sua é segura

Tech Fotogaleria 12/05/24

Auroras boreais iluminaram céus em todo o mundo; veja as imagens