Setor automotivo investiu R$ 21 bi em inovação, diz ministério

Política industrial para o setor passa pelo escrutínio do governo, que avalia se estende por mais tempo benefícios tributários a montadoras

© Comunicação Volkswagen do Brasil

Economia Negócio 22/12/17 POR Folhapress

O setor automotivo investiu R$ 21 bilhões em pesquisa e inovação de 2013 a 2016, durante a maior parte da vigência do Inovar Auto, afirma o Ministério da Indústria (Mdic).

PUB

A política industrial para o setor automotivo passa pelo escrutínio do governo, que avalia se estende por mais tempo benefícios tributários a montadoras em troca de investimentos em tecnologia.

O programa foi lançado em 2012, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, e expira no próximo dia 31.

Reunião ministerial realizada nesta quinta-feira (21) não alcançou consenso entre os ministérios da Fazenda e da Indústria. As pastas divergem sobre a manutenção do incentivo fiscal em um novo programa batizado de Rota 2030, e a decisão foi levada ao presidente Michel Temer.

+ Fipe: valor do aluguel de salas comerciais tem queda em novembro

Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, baseada em informações da Pintec (pesquisa de inovação), do IBGE, mostra que o setor reduziu o gasto em pesquisa e desenvolvimento (P&D) entre 2011 (antes do programa) e 2014 (dado mais recente, já com o programa em vigor). A inovação era um dos objetivos do Inovar Auto.

No mesmo período, setores industriais como o de máquinas e equipamentos e o de produtos elétricos ampliaram o investimento em inovação.

Os técnicos do Ministério da Indústria ponderam, no entanto, que o grosso do investimento veio a seguir, notadamente a partir de 2015.

Segundo Igor Calvet, secretário de desenvolvimento e competitividade industrial do ministério, em 2015, as 23 montadoras do Inovar Auto investiram o equivalente a 2,87% da receita bruta em P&D. Já a indústria manufatureira total, 0,9%.

"O investimento da indústria do Inovar Auto é equivalente ao investimento em inovação de países como EUA e Alemanha", disse.

A cifra é resultado de informações prestadas pelas montadoras ao ministério, como parte do acompanhamento do programa. Segundo Calvet, foram investimentos em aplicados testes de materiais e em itens de segurança, por exemplo.

"O relato que temos das empresas é que todas as melhorias feitas nos veículos nos últimos anos são decorrência do Inovar Auto", afirma.

O ministério não compara, porém, estes resultados com números anteriores ao programa, o que permitiria traçar um "antes e depois" da política e avaliar seus efeitos. A limitação ocorre, segundo Calvet, porque as montadoras passaram a informar seus investimentos apenas após a vigência do Inovar Auto.

"Um indício de que a qualidade dos automóveis aumentou é que hoje o Chile, um mercado altamente competitivo, é o nosso terceiro maior consumidor", afirmou. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 18 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 17 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 18 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 11 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 10 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 16 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 16 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 16 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 16 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 16 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa