Rainha Elizabeth lembra ataques e elogia o marido em mensagem de Natal

Pronunciamento foi transmitido no Reino Unido e em 51 outros países da Comunidade das Nações

© DR

Mundo Reino Unido 25/12/17 POR Notícias Ao Minuto

A rainha Elizabeth II, da Inglaterra, lembrou neste domingo (24), na tradicional mensagem de Natal, os "horríveis" ataques extremistas sofridos em Londres e Manchester, neste ano, e que provocaram 41 mortes.

PUB

Gravada com antecedência e transmitida às 15h no Reino Unido e em 51 outros países da Comunidade das Nações, a mensagem da monarca, de 91 anos, saúda as "identidades poderosas" das cidades de Manchester, atingida por um ataque suicida em maio, e Londres, que tem sofrido vários ataques.

+ Rei da Espanha pede fim do separatismo na Catalunha

Em trechos da mensagem, a rainha afirmou ter sido um privilégio visitar jovens sobreviventes do atentado cometido após concerto de Ariana Grande.

"Descrevo essa visita ao hospital como um privilégio, porque os pacientes que conheci são um exemplo para todos, ao demonstrarem coragem e resiliência excepcionais", afirmou.

Uma palavra especial desta 60.ª mensagem de Natal da monarca foi também dirigida ao marido, o príncipe Filipe, de 96 anos, que, neste ano, abandonou a maioria das funções públicas diante  da avançada idade.

Foram destacados o "apoio e o sentido de humor único" do príncipe de Edimburgo. A rainha, o marido e vários membros da família real assistirão à missa em Sandringham, em Norfolk, seguindo de um almoço privado, no qual participa pela primeira vez a noiva do príncipe Harry, a atriz norte-americana Meghan Markle. Com  informações da Lusa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo SENEGAL-AVIÃO 12/05/24

Avião derrapa na pista no Senegal e fere dez pessoas

Mundo EUA 12/05/24

Mulher esfaqueia 'amiga' quase 500 vezes e é condenada a prisão

Mundo África do Sul 12/05/24

"Milagre": homem resgatado 5 dias após queda de edifício na África do Sul