Um ano após acidente, filho de Teori não descarta assassinato do pai

Ministro do STF faleceu em queda de avião de pequeno porte em Paraty, no Rio; relembre o caso

© Reuters Photographer

Brasil investigação 19/01/18 POR Notícias Ao Minuto

O acidente aéreo que vitimou o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), e mais quatro pessoas em Paraty (RJ) completa um ano no próximo dia 19. Após doze meses, as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público, órgãos que podem apontar eventuais responsáveis pela queda da aeronave de pequeno porte, ainda não foram concluídas.

PUB

O filho mais novo do ministro,o advogado Francisco Zavascki, define como uma "agonia" para a família a demora para respostas sobre o caso. "Imagino que, em um caso dessa repercussão, a polícia esteja tomando todas as medidas cabíveis e adotando todas as precauções para que se tenha a conclusão mais segura possível. Mas acho que se justificam as ilações de que também possa ter havido homicídio, já que eram tantas as coincidências e já que o momento era tão propício...", disse Francisco ao UOL, em referência à proximidade de homologação das delações da empreiteira Odebrecht pelo então relator da Lava Jato.

"Quero acreditar que foi um acidente; eu ficaria mais feliz se descobrisse que foi – até porque, não tenho nenhum dado objetivo que diga que foi ou não um homicídio, já que as investigações não terminaram. Quero ler as conclusões [do inquérito] e tirar as minhas próprias conclusões", afirmou ele.

+ Carmen Lúcia deve visitar presídio em Goiás na próxima segunda

O advogado chegou a levantar a hipótese em um post de Facebook, dias após a fatalidade. Na publicação, ele falou sobre a apreensão de seu pai com relação a 2017 ao saber "quanto cada um estava afundado nesse mar de corrupção" e concluiu: "não tenho como não pensar que não mandaram matar o meu pai!".

Agora, mesmo um ano depois, Francisco diz que não se conforma com a morte. "Ainda não consegui conviver direito com essa perda, ainda não me conformei. Parece que foi ontem e, ao mesmo tempo, parece uma ferida que nunca sara", explica.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o órgão responsável por esse tipo de apuração, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), "não trabalha com prazos para a investigação de acidentes". "O processo é proporcional à complexidade da ocorrência", informou, em nota, a entidade.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 7 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 14 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 15 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 15 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 15 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 14 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

brasil Brasil Há 4 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"