Os dois tipos de alimentação que todos podem seguir

Imitar dietas nunca é uma boa aposta, mas há dois modos de alimentação que prometem dar saúde a qualquer pessoa

© DR

Lifestyle Saúde 08/01/18 POR Notícias Ao Minuto

Cada pessoa, um organismo, uma forma muito própria de reagir aos alimentos, uma forma muito própria de se adaptar a uma dieta.

PUB

Por não existirem duas pessoas iguais é que as dietas não devem ser imitadas, mas, mesmo não existindo duas pessoas iguais, existem dois tipos de dieta – embora o termo mais correto seja padrão alimentar – que se adaptam às mais variadas pessoas, salvo pequenas mudanças de acordo com as necessidades e capacidades de cada um.

Falamos da dieta mediterrânica e da dieta DASH (abordagens dietéticas para parar a hipertensão), em tradução livre. Estes são os dois planos alimentares destacados pelo mais recente levantamento da US News & World Report e não é difícil perceber o porquê do destaque: são dois tipos de dieta que zelam pela alimentação saudável, pela prática de exercício físico e, sobretudo, porque não são restritivos ou com regras exageradas.

No top 3 das melhores dietas está ainda o flexitarianismo, um plano alimentar moderadamente vegetariano, mas que permite a inclusão pontual de proteínas de origem animal. A ciência chama à dieta ‘flexitariana’ a melhor forma de encontrar o equilíbrio, uma vez que oferece os benefícios de um maior consumo de alimentos de origem vegetal e ainda a possibilidade de ficar a ganhar com a ingestão pontual de produtos de origem animal e ricos em nutrientes que não são facilmente encontrados em vegetais, legumes e leguminosas.

Dieta Mediterrânica

De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), a dieta mediterrânica assenta em sete pontos principais. A saber:

"Consumo abundante de alimentos de origem vegetal (produtos hortícolas, fruta, cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosos)";

“Consumo de produtos frescos da região, pouco processados e sazonais”;

“Consumo de azeite como principal fonte de gordura”;

“Consumo baixo a moderado de lacticínios, sobretudo de queijo e iogurte”;

“Consumo baixo e pouco frequente de carnes vermelhas”;

“Consumo frequente de pescado”;

“Consumo baixo a moderado de vinho, principalmente às refeições”.

Trata-se de um tipo de alimentação altamente nutritivo – muito pela inclusão frequente de frutas e vegetais – e que possui mais gorduras saudáveis ao invés de gorduras saturadas e trans, que facilmente se encontram nos alimentos processados e industrializados.

Como lhe contamos aqui, a dieta mediterrânica está associada a inúmeros benefícios para a saúde, incluindo melhorias cardiovasculares, sexuais, mentais e oculares. O risco de cancro, de diabetes, de obesidade e de hipertensão é igualmente baixo. Mas tudo isto não acontece apenas graças ao que se come. Embora a base da dieta mediterrânica seja a alimentação no seu estado mais natural, este padrão alimentar está associado a um estilo de vida que inclui a prática regular de exercício físico e ainda a exposição solar protegida.

Dieta DASH

Pensada para miúdos e graúdos, esta dieta anti-hipertensão foi desenhada nos Estados Unidos e assenta, principalmente, na redução do consumo diário de sódio, que se encontram em vários alimentos do dia a dia, como o pão, os cereais, as massas, as bolachas, etc.

Por cá, as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativamente ao consumo de sal estipulam um limite máximo de cinco gramas de sal de cozinha por dia, um valor que os portugueses ultrapassam largamente... o dobro, para sermos mais precisos.

Esta dieta apela ainda ao consumo de alimentos que sejam amigos da saúde cardiovascular e que ajudem a combater os níveis elevados de colesterol.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 19 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 18 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 22 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos