Dez truques para se sentir menos ansioso em 2018

Ainda agora começou o ano e já está com os nervos à flor da pele? Aprenda a relaxar

© DR

Lifestyle Cuidados 14/01/18 POR Notícias Ao Minuto

Uma pessoa ansiosa é uma pessoa muitas vezes nervosa, mas é também uma pessoa receosa, uma pessoa que teme, que sofre por antecipação, que não consegue lidar com o que não controla. Uma pessoa ansiosa é muitas vezes caracterizada como estressada, mas é muito mais do que isso.

PUB

A ansiedade é muito mais do que um nervoso, é uma patologia mental muitas vezes desvalorizada, mas que tem um verdadeiro impacto na saúde física e emocional das pessoas.

+ Dentistas estão proibidos de fazer procedimentos estéticos no rosto

Entender a ansiedade é a melhor forma de fazer frente ao estigma que ainda a assombra, mas, antes disso, é preciso que cada pessoa olhe para si e aprenda a combater este estado que pode condicionar seriamente a qualidade de vida.

Embora cada pessoa tenha estratégias muito próprias de lidar com a ansiedade, é sabido que meditar ajuda a controlar a respiração, a baixar os batimentos cardíacos e a treinar a mente a controlar os pensamentos – que são muitas vezes os maiores inimigos das pessoas ansiosas.

E por falar em pensamentos, de nada vale sofrer por antecipação, por isso, há que manter a concentração no presente, em cada momento atual, diz o site Bustle, que inclui ainda na sua lista de métodos anti-ansiedade a importância de encontrar os gatilhos que causam ansiedade e decifrar a melhor forma de os combater – como é o caso das técnicas de pré-visualização, isto é, antecipar possíveis cenários e formas de os contornar.

Aceitar a ansiedade – não ficando ainda mais ansioso por causa disso – e escrever sobre esse estado, numa espécie de diário, também são formas de travar o agravamento da condição.

O exercício físico é também um excelente aliado – não só para dar mais energia, como também para libertar o estresse e a mente dos pensamentos negativos -, mas o pilar da luta contra a ansiedade passa, sobretudo, pelos cuidados pessoais, pelos mimos que a pessoa deve dar a si mesma, pela boa alimentação e pela boa qualidade do sono.

Fazer um ‘detox digital’ - não fosse a expectativa das redes sociais um dos maiores gatilhos da ansiedade – e procurar estar lado a lado com pessoas que fazem rir e trazem boas energias são os dois últimos conselhos dados pela publicação e que prometem um ano 2018 com menos ansiedade.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 23 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 20 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech Ataque Há 2 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Luto Há 5 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

lifestyle Challenger deep Há 22 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

mundo Titanic Há 5 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech ESA Há 2 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Casais famosos Há 14 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)