Alimentos que deve ter na cozinha para começar o ano de forma saudável

Se quer ser mais saudável o quanto antes, então o melhor é abastecer bem a cozinha

© DR

Lifestyle Dicas 14/01/18 POR Notícias Ao Minuto

Ano Novo, alimentação nova. Há que passar da teoria à prática… e tudo começa com um abastecimento certeiro da geladeira e da despensa.

PUB

Ter sempre à disposição alimentos práticos, nutritivos e que permitam uma alimentação variada e equilibrada é meio caminho andado para se ter mais saúde e um peso controlado e, como não poderia deixar de ser, as frutas e os vegetais são de presença ‘obrigatória’.

+ Dez truques para se sentir menos ansioso em 2018

O consumo destes alimentos de origem vegetal está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares, a uma luta eficaz contra a obesidade e a diabetes tipo 2 e ainda à prevenção do Alzheimer ou de patologias crônicas, explica a revista "Health" no seu site. O ideal é que seja feito um consumo de cinco doses por dia, podendo ser duas de fruta e três de vegetais, desde que haja variedade.

Ainda no que diz respeito aos alimentos de origem vegetal, os frutos secos devem ser também uma aposta, não só por serem uma fonte de proteína vegetal, mas também por serem ricos em fibra e micronutrientes, em particular as vitaminas B e E e ainda o magnésio. Salvo recomendações médicas em contrário – uma vez que se trata de um alimento com alto teor de gordura e potencialmente alergênico -, o consumo deve ser, em média, de um punhado por dia.

No leque de proteínas vegetais, as leguminosas são quase sempre as protagonistas, não fossem ricas em fibra, antioxidantes, potássio e ferro. Embora o ideal seja cozer o feijão ou grão numa panela, existe sempre uma opção mais prática: as leguminosas em lata. Contudo, há que lavar bem o produto para libertá-lo de aditivos e conservantes. E por falar em conservas, também o atum em lata é uma boa aposta na cozinha, não só por ser prático, mas também por oferecer boa proteína e ainda ácidos gordos ômega 3.

No que diz respeito às gorduras, é certo e sabido que são boas amigas, desde que não se trate de uma gordura saturada ou trans. Deste modo, o azeite virgem extra é mesmo a opção mais indicada, diz a publicação, salientando o impacto benéfico que tem na saúde cardiovascular.

O iogurte grego, rico em proteína e gorduras saudáveis, é também um alimento a ter por perto, podendo ser usado como complemento do café da manhã, snack da manhã/tarde ou molho para refeições mais cremosas.

Como uma alimentação saudável pede variedade e a maior quantidade de nutrientes possível, não há como escapar aos hidratos de carbono, mas é possível transformar aqueles que são vistos como maiores inimigos em maiores amigos. A escolha de hidratos de carbono complexos, especialmente de cereais integrais, é meio caminho andado para obter mais fibra, mais nutrientes e ainda uma melhor sensação de saciedade.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Alerta Há 15 Horas

Hipertensão arterial atinge cerca de 35% da população adulta no Brasil

Lifestyle Signos Há 7 Horas

Quatro signos que têm um ótimo sentido de humor

Lifestyle SAÚDE-CÂNCER Há 11 Horas

Cigarros eletrônicos e agrotóxicos são desafios na prevenção do câncer

Lifestyle Bolor Há 18 Horas

Casa com bolor ou mofo? Saiba o que pode acontecer ao seu corpo

Lifestyle Covid-19 Há 21 Horas

Sequela pulmonar pode progredir 2 anos após covid

Lifestyle Covid-19 Há 21 Horas

Sequela pulmonar pode progredir 2 anos após covid

Lifestyle Saúde Há 20 Horas

Crianças brasileiras de 3 a 10 anos estão mais altas e obesas, mostra estudo

Lifestyle Signos Há 16 Horas

Três signos que são 'mestres da culinária'

Lifestyle Sintomas Há 9 Horas

Sente alguma dessas coisas? Você pode estar com problemas no coração

Lifestyle Astrologia Há 13 Horas

Esse vai ser o melhor mês do ano? Principais trânsitos astrológicos para maio de 2024