Dirceu critica MPF e Supremo: 'Precisam cumprir seu papel'

Ex-ministro ainda criticou o modelo de segurança pública do Brasil

© Reuters

Política Coluna 10/01/18 POR Notícias Ao Minuto

Em vídeo publicado em sua coluna no Blog Nocaute, o ex-ministro da Casa Civil Zé Dirceu fala sobre o sistema prisional brasileiro e critica o modelo de segurança pública no País. “Os presídios não são presídios para ressocialização dos presos, são depósitos”, sentencia Dirceu.

PUB

Para o ex-ministro do primeiro mandato do governo Lula, há uma falência em toda a estrutura de segurança pública no País. “Isso é muito grave”, lamenta.

Ele ainda aponta as causas do problema. "O próprio Congresso Nacional que aumenta a pena para tudo. Tudo é crime hediondo, tudo são penas altíssimas, mas não se cria as condições, nem para executar a pena, nem para ressocializar o preso. A justiça não funciona. 40% dos presos são provisórios. Os juízes agravam os pedidos do Ministério Público transformando os usuários em traficantes. Mais da metade dos presos por drogas não são traficantes, são usuários, são jovens pobres e negros. Essa é nossa população carcerária", destaca.

+ PF quer concluir mais de 200 investigações sobre políticos no STF

Dirceu foi condenado a 30 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, na apelação criminal da Lava Jato que envolve a empresa Engevix.

No material, o ex-ministro também ataca o Ministério Público Federal (MPF). "[O órgão precisa] cumprir o seu papel, é ele quem fiscaliza a execução das penas, os presídios", diz. "A Justiça cumprir o seu papel, e não o que está acontecendo, o Ministério Público se posiciona contra a progressão penal. Ora, e vão colocar os presos onde?", questiona Dirceu.

Ele também não poupa o Supremo Tribunal Federal (STF). "A Suprema Corte dá uma liminar suspendendo o indulto. Aliás, invadindo a competência presidencial, constitucional", expõe. "Vamos aplicar a lei e quem está no regime semiaberto e não tem – da parte do Estado – a contra prestação desse regime -, que vá para casa com tornozeleira eletrônica. Vamos acabar com essa cultura da bancada da bala, do Congresso Nacional, de aumentar penas e vamos criar de fato no Brasil uma política de ressocialização dos presos", completou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 18 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 17 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo França Há 12 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo Espanha Há 14 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo México Há 19 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo EUA Há 12 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

fama GABRIELA-DUARTE Há 15 Horas

Gabriela Duarte critica Globo por deixar Regina de fora de documentário: 'Desprezo'

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

politica Bolsonaro Há 18 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

mundo EUA Há 20 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário