Frente de apoio a Lula lança tabloide que promete atacar Judiciário

Com 12 páginas, jornal traz títulos como "Juízes esbanjam salários milionários" e "Empresas financiam eventos luxuosos de juízes"

© Ricardo Stuckert / Divulgação

Política Estratégia 12/01/18 POR Folhapress

Formada pelo PT e por movimentos de esquerda, a Frente Brasil Popular lançou nesta quinta-feira (11) um jornal em que promete reação em caso de condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo TRF 4 (Tribunal Regional Federal da 4 Região).

PUB

Com 12 páginas, o tabloide traz duros ataques ao Judiciário em títulos como "Juízes esbanjam salários milionários" e "Empresas financiam eventos luxuosos de juízes" e à Operação Lava Jato. O jornal, lançado especialmente para a distribuição às vésperas do julgamento, diz, em seu editorial, que o juiz Sergio Moro "não conhece limites para perseguir petistas". E afirma:

"Engana-se o Judiciário se imagina que o povo não irá reagir ao sequestro da política e ao ataque à democracia que ele vem promovendo. Haverá a reação popular e a primeira vitória será assegurar o direito de Lula ser candidato".

Editado pelo grupo Brasil de Fato, o jornal diz ainda que a Lava Jato está destruindo a Petrobras e que o Grupo Globo tenta inviabilizar a candidatura de Lula.

+ Mesmo suspensa, Cristiane Brasil mantém influência em ministério

O Brasil de Fato foi criado há 15 anos por movimentos de esquerda, sindicatos, organizações de juventude. O grupo tem um portal na internet e publica tabloides em quatro estados. Nessa edição, contou com a parceria da Frente Brasil Popular e a Frente Brasil de Juristas pela Democracia.

Os arquivos foram enviados hoje para Estados e municípios para distribuição regional. Em uma mensagem enviada a petistas, o ex-ministro e chefe de gabinete da presidência do PT, Gilberto Carvalho, afirmou que seriam distribuídos 5 milhões de exemplares.

Mas petistas afirmam que essa tiragem será menor e se concentrará no sul do país. Na semana que vem, cerca de cem militantes viajarão ao Rio Grande do Sul para panfletagem na periferia de Porto Alegre, onde acontecerá o julgamento no dia 24.

Produzido com o apoio de juristas, o tabloide traça um passo a passo para manutenção da candidatura ex-presidente e diz que Lula continuará candidato "independentemente de qual seja o resultado do julgamento".

"A condenação não o impede de ser candidato, de continuar a campanha como pré-candidato e nem de registrar a candidatura. Somente após decorridos cinco dias do registro da candidatura é que os adversários poderão pedir a impugnação e o rito poderá ou não alcançar o calendário eleitoral", afirma.Em seu editorial, os apoiadores de Lula não poupam nem o STF (Supremo Tribunal Federal), citando o julgamento do mensalão.

"O STF, para condenar sem provas, não hesitou em se expor ao ridículo ao dar credibilidade às bizarras afirmações, tais como: 'Não tenho provas contra Dirceu, mas vou condená-lo porque a literatura assim me permite' (ministra Rosa Weber)". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 17 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 16 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 19 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 17 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 18 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

fama Bastidores da TV Há 9 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

mundo Londres Há 17 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 19 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 18 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens