Stress tóxico: quando o escudo protetor da criança é seu próprio vilão

Há 3 tipos de stress que podem afetar as crianças e um deles é o que tem uma influência direta por parte dos pais

© DR

Lifestyle Saúde 12/01/18 POR Notícias Ao Minuto

O stress é um conjunto de perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por vários estímulos ou agentes agressores como o clima, uma doença, uma emoção, um choque cirúrgico, condições de vida muito ativas e trepidantes etc. Esta é a definição do comum stress, ou, mais concretamente, dos dois tipos de stress mais comuns e saudáveis: o stress positivo e o stress tolerável.

PUB

Mas há um outro tipo de stress que deve entrar nesta equação e que de saudável não tem nada. Trata-se do stress crônico, uma resposta fisiológica às adversidades que é comum às crianças.

+ Render-se ao primeiro cigarro é meio caminho andado para ser fumante

Esta resposta tóxica, diz o site da BBC, pode estar associada à vivência de uma dificuldade intensa, frequente e prolongada – como é o caso da guerra ou conflitos sociais intensos (como acontece, por exemplo, na Síria), violência física, verbal e/ou emocional, vício em drogas por parte dos pais ou irmãos, pobreza elevada ou patologias mentais dos pais e que impedem um acompanhamento adequado do filho.

No stress crônico, tão grave como aquilo que causa esta reação orgânica é a falta de apoio adequado de um adulto. Segundo a publicação, quanto maior são os fatores causadores de stress e quanto mais intenso é o stress tóxico, maior é o risco da criança apresentar algum tipo de atraso no desenvolvimento físico e cognitivo.

Mas não só: Este tipo de stress é ainda o trampolim para alguns tipos de problemas de saúde, incluindo a depressão, obesidade e ainda infecções (pois o sistema imunológico fica desprotegido à medida que os níveis de cortisol atacam de forma frequente). Casos de stress pós-traumático e psicose podem também ser uma realidade por conta do stress tóxico.

De acordo com o Centro de Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard, a exposição continuada e prolongada a um estado de stress tóxico faz com que “as ligações neurais” em áreas do cérebro “dedicadas à aprendizagem e à razão” fiquem comprometidas.

Embora algumas causas de stress tóxico não sejam tão fáceis de resolver como o desejado – como é o caso de pobreza ou dependência dos pais -, a verdade é que o acompanhamento de um adulto de confiança pode fazer toda a diferença na saúde e bem-estar da criança.

De acordo com a agência Reuters, tanto os professores como os pediatras podem ser a ‘salvação’ das crianças que são expostas a um estado de stress tóxico, porém, a falta de uma formação ou de aptidão por parte destes profissionais é fundamental para que a criança receba o que realmente necessita.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Brasil Há 22 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech WhatsApp Há 23 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Bastidores da TV Há 22 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Brad Pitt Há 21 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

lifestyle Sono Há 23 Horas

Nutricionista recomenda seis alimentos para uma boa noite de sono

esporte Real Madrid Há 19 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

justica Charqueada Há 23 Horas

Corpo de adolescente é encontrado em área de mata no interior de SP

mundo Tenerife Há 15 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

lifestyle Alimentação Há 23 Horas

Saiba qual alimento pode reforçar o ganho de massa muscular