Será carência de vitamina B12? Cinco sinais que o corpo dá

A cobalamina é fundamental para a felicidade, para o bom funcionamento do sistema nervoso e ainda para a prevenção de patologias cardíacas e mentais

© .

Lifestyle Saúde 16/01/18 POR Notícias Ao Minuto

É uma das potenciais dores de cabeça de quem segue um plano alimentar vegetariano ou vegano por estar maioritariamente presente em alimentos de origem animal. Falamos da vitamina B12.

PUB

De nome cobalamina, esta vitamina é fundamental para a felicidade, para o bom funcionamento do sistema nervoso e ainda para a prevenção de patologias cardíacas e mentais.

+ Fotógrafa britânica retrata mulheres com cicatrizes e suas histórias

Apesar de ser uma realidade mais ou menos comum em quem exclui alimentos de origem animal na dieta e não faz a devida suplementação, a carência de vitamina B12 pode ser diagnosticada em pessoas com anemia ou gastrite atrófica. Mas, como saber se esta vitamina está em níveis insuficientes para as necessidades do nosso organismo? Dando ouvidos ao corpo, claro.

E um dos primeiros – e mais comuns – sinais é a sensação constante de fadiga e cansaço, uma vez que esta vitamina é fundamental para a produção de glóbulos vermelhos, escreve a revista norte-americana "Women’s Health" no seu site, salientando que a anemia tanto pode ser a causa como a consequência da falta deste micronutriente.

A falta de sensibilidade nas mãos e nos pés é também uma consequência direta da falta desta vitamina, que é fundamental para a produção de mielina, a substância responsável pela capacidade de coordenação dos membros e dos impulsos nervosos. A carência desta substância por conta da falta de vitamina B12 pode ainda causar falta de equilíbrio, alerta à revista a médica Michael Roizen.

Uma vez que tem uma ação direta no cérebro e impacto no sistema nervoso, a falta de vitamina B12 pode ainda estar associada a estados de confusão mental – com perdas de memória à mistura – e ainda à depressão (que, mais uma vez, anda de mão dada com a falta de mielina).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Câncer 26/04/24

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

Lifestyle Signos 26/04/24

Os signos que superam os problemas com muita facilidade. Está na lista?

Lifestyle câncer de ovário 26/04/24

Um sintoma precoce e doloroso de câncer do ovário que jamais deve ignorar

Lifestyle Coração Há 23 Horas

Sintomas que nem sempre são associados a problemas cardiovasculares

Lifestyle Receitas 26/04/24

Que tal um gnocchi saudável? Siga essa receita e se delicie

Lifestyle Saúde Oral Há 18 Horas

Hábitos simples que ajudam a combater o mau hálito

Lifestyle Peso 26/04/24

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

Lifestyle Challenger deep 26/04/24

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

Lifestyle Saúde Há 22 Horas

Meningite: neurologista responde às principais dúvidas sobre o tema

Lifestyle Signos Há 14 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!