Advogado de Lula diz esperar julgamento 'respeitoso e cordial' do TRF-4

Cristiano Zanin Martins voltou a criticar atuação de Moro: "Ali não estava um juiz isento e sereno"

© Paulo Pinto / AGPT / Fotos Públicas

Política Recurso 12/01/18 POR Notícias Ao Minuto

O julgamento do recurso contra a condenação do ex-presidente Lula, no processo envolvendo o triplex no Guarujá (SP), está marcado para ocorrer no próximo dia 24, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS).

PUB

Nesta sexta-feira (12), em entrevista ao portal Uol, o advogado do petista, "respeitosa e cordial", disse esperar que a Corte atue de forma "respeitosa e cordial", ao contrário, segundo ele, do que ocorreu em primeira instância, quando o juiz Sérgio Moro sentenciou o ex-presidente a 9 anos e meio de prisão.

Para o advogado de Lula, a sentença de Moro faz referências em vários momentos "a situações que envolveram o juiz e a defesa, o que mostra, na verdade confirma, que ali não estava um juiz isento e sereno, mas um juiz que estava afetado de alguma forma por embates ou discussões havidas em audiência."

+ MPF reafirma que recibos de aluguel de imóvel usado por Lula são falsos

A confirmação da punição pode tornar Lula inelegível e até mesmo levá-lo à prisão. O petista nega as acusações.

Cristiano Zanin Martins já questionou a suposta imparcialidade de Moro em recursos à Justiça em diferentes instâncias. Até agora, todos foram negados. "Ainda há recursos pendentes. A questão precisa ser analisada de forma definitiva. E nós entendemos que há elementos, sim, para reconhecer a suspeição, o que levaria à nulidade desses atos decisórios praticados contra o ex-presidente Lula", disse o advogado.

Apesar de não ter criticado os desembargadores do TRF-4 como o fez com Moro, o advogado destacou que alguns fatos "chamaram a atenção", dando como exemplo a declaração do presidente do tribunal, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, de que a sentença de Moro no caso do tríplex havia sido "irretocável".

"Me chamou bastante a atenção que o presidente do tribunal, que tem a função institucional de representar o tribunal, estivesse fazendo uma referência elogiosa a uma sentença que seria apreciada no recurso de apelação", comentou.

Zanin Martins voltou a falar que Lula é vítima do chamado "lawfare", palavra em inglês para designar a perseguição política de uma pessoa usando meios jurídicos. "Não estou falando, nem generalizando aqui, uma crítica à imprensa, ao Judiciário ou ao Ministério Público. Estou dizendo que especificamente no caso desses processos contra o ex-presidente Lula existe, a meu ver, uma união de determinados agentes do Estado e, por outro lado, um comportamento de setores da imprensa que talvez não fossem os mais adequados", afirmou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 8 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina