Pós-graduação da Unesp abre inscrições para refugiados

A iniciativa é inédita no País

© USP Imagens

Brasil ensino 12/01/18 POR Estadao Conteudo

Refugiados residentes em São Paulo com interesse em cursar pós-graduação gratuita na área de Relações Internacionais agora têm a possibilidade. Até 23 de janeiro, a San Tiago Dantas, programa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), está com inscrições abertas para a seleção de candidatos à integração para cursos de Mestrado e Doutorado.

PUB

A iniciativa é inédita no País. A proposta é que estrangeiros da capital paulista, com status comprovado de refugiado, possam se ambientar às regras do universo acadêmico brasileiro.

Os aprovados terão, de seis meses a um ano, acesso às dependências da sede do programa e às disciplinas na condição de aluno. Cada selecionado terá também o acompanhamento de um estudante do programa que vai ajudá-lo com o português e o projeto de pesquisa.

Este é o primeiro ano em que candidatos refugiados poderão concorrer por cotas para o processo seletivo de Mestrado e Doutorado no programa de pós-graduação da San Tiago Dantas.

O edital não exige curso de graduação específico do candidato. O professor colaborador da San Tiago Dantas e um dos coordenadores da iniciativa, William Laureano, explica no entanto que são esperados estrangeiros com formação em Relações Internacionais ou áreas afins, como Economia, Direito, Ciência Política e Ciências Sociais.

Os cursos de Mestrado e Doutorado da San Tiago Dantas são gratuitos. "Como são números muito crescentes os de refugiados que chegam ao Brasil e a maior parte deles se encontra na cidade de São Paulo, surgiu esse debate lá dentro sobre o que um programa de relações internacionais no coração de São Paulo poderia fazer para ajudar nessa integração", explica Laureano.

Segundo o professor, esta é uma oportunidade para o refugiado estar no programa, cursar as disciplinas, conhecer o meio e os professores e ter contato direto com o universo acadêmico brasileiro. "Nesse período, ele vai poder se desenvolver e desenvolver a pesquisa que ele deseja fazer oportunamente", diz.

A inscrição será feita virtualmente pelo e-mail processoseletivori@gmail.com até as 16 horas do dia 21 de janeiro. O programa de pós-graduação informou que não haverá extensão de prazo.

É exigida a apresentação de documentação comprobatória da condição de refugiado (em PDF) expedida pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE). Para provar a condição de refugiado, também é aceita a cédula de identidade de estrangeiro, emitida por órgão oficial do Brasil, desde que seja mencionado o status.

Também são solicitados documentos comprobatórios de conclusão de curso de Graduação - ou de conclusão de Mestrado, no caso dos estrangeiros interessados em Doutorado. Para mais informações, acesse aqui. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 7 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia