Bolsonaro provoca crise entre PSL e Livres

Enquanto isso, o presidente do PSL tenta minizar o “efeito Bolsonaro”

© Reuters / Ueslei Marcelino

Política partidos 13/01/18 POR Notícias Ao Minuto

O PSL, novo partido de Jair Bolsonaro, enfrenta uma crise interna após ter anunciado o deputado federal como pré-candidato à Presidência. O presidente da sigla, Luciano Bivar, já anunciou: “Quem vier para não apoiar o Bolsonaro, é preferível que não venha”.

PUB

A expectativa é de que Bolsonaro seja lançado como presidenciável em março. No entanto, parece que mais gente pediu para sair do que para entrar no partido desde o anúncio de filiação do polêmico deputado.

De acordo com a reportagem do jornal O Globo, no último dia 5, após o anúncio da filiação, o Livres, corrente de viés liberal da legenda, anunciou uma saída em bloco de filiados, acusando o pré-candidato de ser um “falso liberal”.

A própria família Bivar discorda sobre a decisão. Sérgio, um dos fundadores do Livres, optou pelo grupo dissidente ao invés do projeto liderado pelo próprio pai. O nome de Bolsonaro no PSL também também teria causado o cancelamento da estratégia do partido de ganhar seis deputados federais. A negociação, intermediada pelo Livres, foi cancelada.

+ Temer vai responder a 50 perguntas da Polícia Federal

Enquanto isso, Bivar tenta minizar o “efeito Bolsonaro”. "O Livres é um movimento criado por mim. Saíram meia dúzia de rapazes que cabem numa Kombi. Nós precisávamos de alguém que carregasse nossas bandeiras", disse.

Paulo Gontijo, presidente interino do Livres, argumenta que o grupo chegou a assumir 12 diretórios estaduais e iniciou os processos de expulsão do deputado federal Alfredo Kaefer, do Paraná, que se absteve na votação da cassação de Eduardo Cunha, e do deputado estadual carioca Márcio Canella, que votou pela soltura de Jorge Picciani.

No entanto, parece que a relação entre PSL e Livres ficou balançada após a chegada de Bolsonaro. Após o anúncio da chegada do pré-candidato ao partido, o grupo alegou incompatibilidade ideológica. "Nossa incompatibilidade vem pela forma como ele faz política, com autoritarismo", afirma Gontijo.

Ainda segundo O Globo, Bivar defende que Bolsonaro ele será um “arauto do liberalismo" para o partido. "O pensamento dele é o mesmo que o meu", sustenta o presidente do PSL.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 20 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 19 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 20 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 13 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 12 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 18 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 18 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 18 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 18 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos