Williams anuncia piloto russo como substituto de Felipe Massa

Piloto de 22 anos de idade, Sirotkin passou as duas últimas temporadas como piloto de testes e reserva da Renault

© REUTERS

Esporte F1 16/01/18 POR Folhapress

A Williams anunciou, nesta terça-feira (16), que Sergey Sirotkin (DIREITA) será companheiro de Lance Stroll na temporada 2018 da Fórmula 1. O piloto russo chega para substituir o brasileiro Felipe Massa, que se aposentou no fim do ano passado.

PUB

Piloto de 22 anos de idade, Sirotkin passou as duas últimas temporadas como piloto de testes e reserva da Renault. O russo chamou atenção da Williams nos testes de fim de ano da Pirelli em Abu Dhabi. Com isso, superou Robert Kubica, que chegou a ser considerado favorito à vaga.

+ SOBRE ESPORTES

Ainda sem corridas de Fórmula 1 na carreira, Sirotkin participou de seis treinos livres e dois testes com a Renault antes de guiar o carro da Williams em Abu Dhabi.

"Dizer que estou feliz e orgulhoso por me juntar a uma equipe tão famosa quanto a Williams é um eufemismo. Foi preciso uma grande quantidade de trabalho para chegar onde estou, e estou muito feliz e grato a todos os envolvidos", disse Sirotkin, em vídeo divulgado pela equipe.

Segundo reportagem do site britânico "Motorsport", espera-se que Sirotkin leve ajuda de custo de cerca de 15 milhões de libras (aproximadamente R$ 66 milhões) para a Williams. O dinheiro do piloto vem do grupo bancário SMP e seria um aporte importante para a Williams, que vai receber menos da família Stroll na próxima temporada -algo determinado pelo contrato do piloto, assinado em 2016- e perdeu dois patrocinadores, somando um "rombo" de 30 milhões no orçamento da próxima temporada.

A imprensa russa chegou a noticiar que Sirotkin seria anunciado em dezembro, mas a reportagem apurou que punições impostas pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos atingiram os dois principais acionistas do banco SMP, Arkady e Boris Rotenberg, o que travou a negociação.

Isso ocorreu devido às relações próximas dos banqueiros com Vladimir Putin, além de acusações de lavagem de dinheiro relacionadas às negociações durante a construção do parque olímpico de Sochi, onde é realizado o GP da Rússia de Fórmula 1.

O fato dificultou as negociações entre a Williams e Sirotkin, especialmente pelo fato da equipe estar listada na Bolsa de Valores de Frankfurt, e chegou a dar esperanças para Kubica. Mas o anúncio desta terça-feira representa um final feliz para o piloto russo. (Folhapress)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Aviões Há 19 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 18 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

fama Príncipe William Há 19 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

brasil CHUVA-RS Há 16 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos

tech Inovação Há 10 Horas

Pentágono compartilha vídeo de novo tanque autônomo

lifestyle Rosto Há 18 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

mundo Vídeo Há 19 Horas

Estudantes pró-Palestina e pró-Israel entram em confronto em universidade

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 4 mins

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

fama BBB-MAYCON Há 20 Horas

Maycon reclama de falta de trabalhos e fala sobre dívidas após BBB 24

fama Samara Felippo Há 19 Horas

Samara Felippo diz à polícia que filha sofreu outros episódios de racismo na escola