Abdominais sim, mas não sempre: saiba qual deve ser a frequência

Fazer este exercício em grande quantidade pode prejudicar o seu objetivo de tonificar a barriga

© DR

Lifestyle Exercício 20/01/18 POR Notícias ao Minuto

Uma barriga lisa e tonificada é o objetivo de muitos que praticam exercício físico e o treino de abdominais é sem dúvida o mais comum para o conseguir.

PUB

Além de tonificar, ajuda a prevenir dores nos rins, melhora a postura e aumenta o equilíbrio, pois fortalece o tronco. Apesar disso, fazer abdominais todos os dias não é aconselhado, pelo contrário, poderá estar negando os efeitos do seu próprio treino.

+ É possível curar a cegueira com terapia genética, diz estudo

Em qualquer exercício que trabalhe os músculos, a recuperação faz parte do processo, e nos abdominais não é diferente. Depois do esforço, importa que o tecido recupere, sendo que é nesta fase que se está definindo. Ao praticar o mesmo exercício diariamente, não dá tempo para que o tecido recupere, o que significa que está a contrariar os efeitos pretendidos com o exercício.

Segundo o site The Health, três a quatro treinos de abdominais por semana, em dias alternados, é o ideal. Nos dias de treino, não se foque num só tipo de abdominal: flexões com as pernas na vertical ou abdominais laterais são variações que vão complementar o seu treino (e garantir uma barriga mais definida, que pode chegar ao famoso six pack).

Além disso, exercícios complementares também ajudam na tonificação e perda de gordura na zona abdominal. Tente juntar ao seu treino 20 minutos de sprint, quanto ao treino de força, será mais eficaz fazer menos repetições com mais pesos, do que o contrário, pois o esforço do músculo será maior.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Bolor 27/04/24

Saiba o que acontece quando come algum alimento com bolor

Lifestyle Signos 27/04/24

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

Lifestyle Saúde 27/04/24

Já ouviu falar de 'burnout' parental? Esteja atento aos sinais

Lifestyle Estudo 27/04/24

Síndrome rara que causa baixa estatura pode prolongar os anos de vida