EUA: Twitter promete alertar usuário para propaganda russa

Twitter promete alertar usuário para propaganda russa

© Pixabay

Tech MÍDIA 17/01/18 POR Folhapress

O Twitter afirmou que está "trabalhando para identificar e informar individualmente" usuários que tenham sido expostos a conteúdos de propaganda russa durante a eleição americana de 2016.

PUB

O anúncio foi feito pelo diretor de políticas públicas da rede social, Carlos Monje, nesta quarta-feira (17), em audiência na Comissão de Comércio, Ciência e Transporte do Senado dos EUA.

+ Ferrari prepara carro elétrico para desafiar a Tesla

Representantes do Facebook e da Alphabet -empresa-mãe do Google e do YouTube- também participaram da reunião, na qual responderam a questionamentos dos parlamentares sobre medidas para combater a propagação de conteúdo publicado por extremistas, como a facção terrorista Estado Islâmico.

O YouTube é uma das principais ferramentas de recrutamento da milícia. A diretora de políticas globais do Facebook, Monika Bickert, afirmou que a rede social está empregando uma mistura de tecnologia e revisão por seres humanos para "combater notícias falsas e ajudar usuários a se conectarem com notícias reais".

Na semana passada, porém, o Facebook anunciou alterações no feed -a página inicial dos usuários- que acabam por reduzir o espaço para publicações de empresas jornalísticas, priorizando conteúdo compartilhado por amigos e familiares.

Representante da principal plataforma de vídeos do planeta, o YouTube, Juniper Downs disse que algoritmos rapidamente flagraram e removeram 98% de vídeos com conteúdo extremista.

O anúncio do Twitter foi elogiado por Mark Warner, principal senador democrata na Comissão de Inteligência do Senado, que investiga a suposta interferência russa na eleição dos EUA.

"Após meses pressionando o Twitter para fazer a coisa certa, estou encorajado pelo fato de a empresa notificar usuários que tenham visto conteúdo de 'trolls' apoiados pelo Kremlin", disse Warner.

É a terceira vez em menos de dois meses que o Congresso americano convoca representantes das gigantes de tecnologia para uma audiência, no que constitui um cerco ao outrora celebrado Vale do Silício. Em novembro, elas já haviam sido questionadas sobre a propagação de notícias falsas na eleição americana. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula