Declaração da Hass sobre ausência de pilotos dos EUA gera discussão

Vale lembrar que Scott Speed foi o último americano a completar uma temporada na Fórmula 1

© REUTERS/Sergio Perez

Esporte f1 18/01/18 POR Folhapress

O chefe da equipe Haas, Gunther Steiner, causou polêmica no último final de semana ao dizer que não há nenhum piloto dos Estados Unidos pronto para a Fórmula 1. A declaração repercutiu justamente pelo fato de a Haas ser uma equipe americana.

PUB

"Não está no topo da nossa lista (um piloto americano). Estaria se tivesse um bom, pois é o que queremos. Ter um americano apenas por ter, e que talvez não consiga guiar em alto nível, não seria algo bom para o esporte. (Assinar com um piloto americano) é uma ambição, mas neste momento, não há ninguém pronto para a F-1 nos EUA, na minha opinião", declarou.

+ Confira 30 dicas para customizar seu carro; fotos

A resposta de Steiner rendeu críticas de pilotos americanos, como Graham Rahal e Alexander Rossi, ambos pilotos da Fórmula Indy. "Sempre engraçado ver a mentalidade da Haas: 'Americanos não são bons o bastante'. Ainda assim, nem sequer nos deram uma chance. Nem vale a pena gastar o tempo", disparou Rahal.

A participação de pilotos dos Estados Unidos, contudo, tem sido escassa na Fórmula 1. O último a completar uma temporada foi Scott Speed, com uma passagem com pouquíssimo destaque pela principal categoria do automobilismo.

Vale lembrar que Speed foi o último americano a completar uma temporada na Fórmula 1. O último representante dos Estados Unidos a sentar em um carro da categoria foi Alexander Rossi, em 2015. O piloto, contudo, participou de apenas cinco provas, em uma sucessão de trocas da Manor Marussia.

À época com 24 anos, Speed foi contratado pela Toro Rosso para ser companheiro de Vitantonio Liuzzi em 2006. Em sua primeira temporada, o norte-americano não somou nenhum ponto e abandonou quatro provas.

Mas foi em 2007 que a paciência da Toro Rosso chegou ao final. Speed foi demitido após abandonar sete das 10 primeiras provas do campeonato. A decisão de trocá-lo aconteceu após uma discussão acalorada com Franz Tost, então diretor da equipe na época.

O antigo canal de TV americano "Speed" noticiou na época que que Speed e Tost quase se agrediram fisicamente após o abandono no GP da Europa. O piloto teria se irritado com a equipe por uma parada nos boxes e deixado o diretor falado sozinho, o que teria deixado ele irritado. Tost, contudo, negou que tenha pegado o americano pelo pescoço.

"Eu tive que lidar com a atitude dele e ele não quis escutar o que realmente havia acontecido de errado. Por isso eu peguei no ombro dele quando ele começou a andar. Eu disse: 'quando eu falo com você, você não pode sair andando dessa maneira'. Nunca segurei ele pelo pescoço. E uma vez que me acalmei, pedi desculpas a ele", relatou na ocasião.

O incidente deixou a situação de Speed insustentável na Red Bull. O americano acabou trocado pelo futuro tetracampeão Sebastian Vettel que, naquele mesmo ano, ainda conseguiria um quarto lugar no GP da China.

Depois de passagens pela Nascar e pela Fórmula E, Scott Speed está, atualmente, na Global RallyCross Championship, categoria em que é tricampeão. (Folhapress)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Anthony Vella Há 2 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

economia DESENROLA-BRASIL Há 4 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 19 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 22 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

esporte FUTEBOL-RACISMO Há 21 Horas

Vini Jr. cobra liga espanhola após novo caso de racismo