Após atraso, estação Higienópolis-Mackenzie será aberta na terça-feira

A princípio, operação será realizada diariamente em esquema de visita controlada, das 10h às 15h

© Nacho Doce / Reuters

Brasil Metrô SP 19/01/18 POR Folhapress

A partir de terça-feira (23), usuários da linha 4-amarela do Metrô de São Paulo vão poder embarcar e desembarcar na estação Higienópolis-Mackenzie, na região central, que será aberta ao público, quatro anos após a previsão inicial. A princípio, a operação será realizada diariamente em esquema de visita controlada, das 10h às 15h. O metrô não soube informar quando irá passar a funcionar em horário integral.

PUB

Com estrutura bem semelhante às demais estações do consórcio ViaQuatro, a nova parada vai compartilhar também algumas particularidades, como o vento encanado que incomoda usuários na estação Fradique Coutinho, na Vila Madalena. A previsão é que 42 mil pessoas passem pela nova estação diariamente.

A reportagem visitou as instalações nesta sexta-feira (19) a convite do metrô e percebeu a mesma ventania no acesso às plataformas. Técnicos afirmaram que o fenômeno é normal por causa do deslocamento de ar provocado pelo movimento dos trens, e também pelo fato de a estrutura formar um corredor vertical de 25 metros entre o nível da calçada e o trilho dos trens.

+ Cidade de SP registra duas mortes por reação à vacina da febre amarela

Para acessar as catracas, os passageiros vão ter que enfrentar cinco lances de escada rolante. A distância a ser percorrida é considerada padrão e menor do que na estação Pinheiros, por exemplo. A profundidade é explicada pelo fato de a linha amarela passar embaixo da linha 2-verde. A nova estação terá ligação com a futura linha 6-laranja (entre Brasilândia e a estação São Joaquim), que está há um ano com as obras suspensas já que empreiteiras responsáveis envolvidas na Lava-Jato ainda não conseguiram empréstimo.

Parte integrante da segunda fase da linha 4-amarela, a estação Higienópolis-Mackenzie tinha previsão de inauguração em 2014. Em 2015, as obras ainda se arrastavam e a gestão Alckmin rompeu o contrato com o consórcio Isolux Corsán-Corviam, responsável pela construção na época, alegando atraso na conclusão das obras. Em 2016, o consórcio venceu uma licitação e retomou as obras.

A entrega havia sido prevista novamente para dezembro do ano passado, mas deve ser aberta quase um mês depois por causa de atraso na entrega de alguns materiais, como o vidro instalado como guarda-corpo.

As demais estações da linha devem ser entregues até o fim de 2018, segundo o metrô. A próxima da fila a ser inaugurada deve ser a Oscar Freire, prevista para março. Em julho, a companhia prevê entregar a estação São Paulo-Morumbi e, até dezembro, a parada Vila Sônia. Essa última depende também da construção de um túnel de 1,5 quilômetro para os trens poderem acessar a estação.

OUTRAS ESTAÇÕES

Inicialmente planejadas para serem entregues em 2008, as seis estações da primeira etapa da obra só ficaram prontas entre 2010 e 2011.

No ano passado, o presidente da ViaQuatro, que administra a linha 4-amarela, Harald Zwetkoff, disse em entrevista à reportagem que o governo do Estado tem uma dívida com a empresa que já supera R$ 500 milhões em razão de atrasos do poder público para entregar estações.

Quando a linha estiver totalmente finalizada terá uma extensão total de 12,8 quilômetros entre 11 estações. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 8 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 13 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

mundo Miami Há 17 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 16 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 11 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 16 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 9 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama Rio de Janeiro Há 17 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'