Cães e gatos são achados mortos com sinais de tortura no interior de SP

Suspeito é um andarilho que ainda não foi encontrado e que ocupava o imóvel havia cerca de um ano

© DR

Justiça VIOLÊNCIA 19/01/18 POR Folhapress

Sete cães e um gato foram encontrados mortos com sinais de tortura no quintal e nas imediações de uma casa abandonada no Jardim Amanda, em Hortolândia (a 109 km de São Paulo). O caso começou a ser investigado pela polícia nesta sexta-feira (19).

PUB

Um dos cachorros tinha um cabo de vassoura atravessado no corpo e alguns apresentavam queimaduras profundas, ossos expostos. Ao menos dois animais estavam dentro de uma mala misturada a entulho, segundo relatos obtidos pela reportagem com três pessoas que estiveram no local. Havia ainda cadáveres de animais jogados num bueiro perto da casa.

O suspeito é um andarilho que ainda não foi encontrado e que ocupava o imóvel havia cerca de um ano, de acordo com vizinhos. A residência foi descoberta no dia 12, mas a polícia começou a investigar o caso só nesta sexta (19).

+ Dirigindo no dobro da velocidade permitida, mulher mata casal de idosos

"O cenário era de terror", descreve o vereador Eduardo Lippaus (PT), que acionou a polícia e o DPBEA (Departamento de Bem Estar Animal) da prefeitura após ter sido procurado pela UPI (União dos Protetores Independentes).

Segundo Lippaus, havia sinais de que o homem se alimentava da carne dos bichos. "Tinha espetos e faca de churrasco no local", disse. As três pessoas ouvidas pela reportagem suspeitam que há mais corpos enterrados na área, em decomposição.

A professora Amanda de Oliveira Bento, que também atua como protetora de animais e esteve no local, contou ter visto fogões improvisados com tijolos e fraldas (provavelmente usadas para facilitar a combustão). Ela encontrou ainda resquícios de penugem numa fogueira no quintal.

Segundo a professora, moradores já desconfiavam do homem. "Teve vizinho que falou que ouvia cachorro gritar, e sabe quando você abafa o som de uma hora pra outra? O que me deixou mais indignada foi o fato de as pessoas ouvirem isso e ninguém fazer nada".

A matança de animais foi descoberta na sexta passada (12) por uma vizinha do imóvel cujo cão havia sido furtado. Ela entrou na casa abandonada à procura do animal. O suspeito fugiu. Um cachorro, preso pela coleira, foi solto por ela e também fugiu. A mulher encontrou indícios do massacre e acionou pessoas ligadas à UPI.

A comerciante Adriana Ribeiro, 43, ligada à ONG, foi ao local e viu que a terra estava fofa. Desenterrou então um cão e começou a descobrir o cenário de carnificina no quintal.

Alguns cães estavam sumindo na vizinhança, segundo Ribeiro, e a desconfiança é que o homem os levava para a casa.

Segundo o delegado Luis Antonio Loureiro Nista, a polícia começou a investigar o caso nesta sexta com base nas descrições de vizinhos.

De acordo com testemunhas ouvidas pelos protetores de animais e pelo vereador, o suspeito vestia roupas com forte cheiro de carniça e usava sempre uma mochila, na qual supostamente transportava os bichos.

Se identificado, ele responderá por maus-tratos de animais (crime com pena de três meses a um ano de detenção). Como são várias vítimas, a pena pode ser multiplicada.

DIFICULDADE

A comerciante Adriana Ribeiro conta que ligou para a Polícia Militar, para a Guarda Municipal e que tentou fazer boletim de ocorrência na Polícia Civil no mesmo dia em que os animais foram encontrados, sem sucesso.

A PM, diz ela, não apareceu. A Guarda disse que não poderia fazer nada e o DPBEA afirmou que só poderia ir ao local com a polícia. A Polícia Militar e agentes do DPBEA só foram ao local na segunda (15).

A Prefeitura de Hortolândia informou que este tipo de crime é caso de polícia e deve ser denunciado "às autoridades competentes". A SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) foi questionada sobre a postura da PM e da Polícia Civil, mas não respondeu até as 16h desta sexta (19). Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 16 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 16 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 16 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 9 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 8 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 15 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 14 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 14 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 15 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 14 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa