Trump tem o pior nível de popularidade já alcançado em primeiro mandato

Magnata tem uma média de 39% de aprovação dos cidadãos norte-americanos

© DR

Mundo EUA 20/01/18 POR Notícias Ao Minuto

Donald Trump alcançou um recorde nada cobiçado: está terminando o primeiro ano na Casa Branca com o mais baixo nível de popularidade já obtido por um presidente norte-americano eleito, no primeiro mandato.

PUB

+Puigdemont diz que pode governar Catalunha do exílio

Segundo estudo da consultora Gallup, Trump alcançou uma média de 39% de aprovação dos cidadãos norte-americanos desde que tomou posse, em 20 de janeiro de 2017.

Até agora, o nível mais baixo tinha sido o registrado por Bill Clinton, cuja média no primeiro ano de mandato foi de 49%, 10 pontos percentuais a mais do que Trump.

Sondagens recentes mostram que a maioria dos cidadãos norte-americanos vê Trump como uma figura controversa e questiona mesmo a capacidade dele para exercer o cargo.

Um ponto de relativo êxito para o magnata nova-iorquino foi a gestão de questões econômicas, embora mesmo neste quesito a classificação não tenha sido tão alta como esperado dado o estado relativamente forte da economia do país. 

IMPOPULARIDADE INCOMUM

A atual taxa de aprovação de Trump na pesquisa semanal da Gallup, de apenas 38%, é comparável à classificação média (39%), com 57% dos entrevistados dizendo que desaprovam a atuação.

A persistência de um índice de aprovação tão baixo, tão cedo no mandato presidencial, não tem precedentes: os norte-americanos habitualmente dão aos novos presidentes o benefício da dúvida, mas o "período de lua-de-mel" de Trump - se é que existiu - deu-lhe um nível de aprovação de apenas 45%.

Desde então, Trump passou mais tempo abaixo dos 40% que qualquer outro inquilino da Casa Branca no primeiro ano no cargo.

Houve Presidentes que se recuperaram de períodos de baixa popularidade: por exemplo, a taxa de aprovação de Clinton caiu para 37% em junho de 1993, mas depois ele rapidamente reconquistou terreno e foi reeleito para um segundo mandato.

Harry Truman também obteve a aprovação de menos que 40% dos norte-americanos durante períodos significativos do primeiro mandato, mas foi reeleito, alcançando depois o mais baixo nível de aprovação de sempre registrado pela Gallup, com apenas 22% em 1952.

O ponto mais baixo de Trump nas sondagens semanais Gallup, 35%, é, ainda assim, mais alto do que os de vários dos seus antecessores: Truman, Richard Nixon e Jimmy Carter chegaram a obter níveis de aprovação abaixo de 30%. Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 16 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 13 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 16 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 12 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 13 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 13 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 15 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 12 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 8 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)