Volkswagen aposta em SUVs para recuperar mercado perdido na crise

Em 2012, quando as vendas de veículos bateram recorde no Brasil, os SUVs representavam somente 9% do mercado

© Getty Images

Economia tentativa 22/01/18 POR Estadao Conteudo

Disposta a entrar no segmento de veículos que mais tem crescido nos últimos anos no Brasil, a Volkswagen planeja lançar cinco SUVs no mercado até 2020. A estratégia é resultado de uma lição aprendida pela montadora durante a crise econômica, período em que, enquanto o mercado como um todo caía, o segmento de SUVs apresentava bons resultados.

PUB

"Queremos nos reconectar com o consumidor brasileiro", disse o presidente da empresa para América do Sul, América Central e Caribe, Pablo Di Si, em conversa com jornalistas na capital paulista. Ele reafirmou o plano da montadora de investir R$ 7 bilhões no Brasil até 2020.

+ Honda faz recall de 86,5 mil veículos Fit e City por problema no airbag

Em 2012, quando as vendas de veículos bateram recorde no Brasil, os SUVs representavam somente 9% do mercado. Nos quatro anos seguintes, de 2013 a 2016, quando o mercado registrou quedas consecutivas, a participação dos SUVs saltou para 18%. Em 2017, quando o mercado total voltou a crescer, a um ritmo de 9%, a venda de SUVs teve expansão de 37%, quatro vezes mais. Todos os dados são da Fenabrave, associação que representa as concessionárias de veículos.

Boa parte do sucesso das SUVs nos últimos anos se deve ao lançamento do Renegade, da Jeep, e do HR-V, da Honda. Agora, outras marcas estão correndo atrás para tentar se aproveitar da expansão desse nicho. No início de 2017, por exemplo, a Hyundai lançou o Creta. E para 2018 a Volkswagen planeja começar a vender o Tiguan, que será importado, e o T-Cross, que será produzido em Curitiba.

O presidente da Volkswagen reconhece que a empresa entrou tarde nesse segmento, mas acredita que este é um nicho que ainda tem espaço para crescer no Brasil. Para ele, a participação das SUVs no mercado brasileiro deve chegar a algo entre 25% e 30% até 2021, de um nível atual de 22% alcançado em 2017. Com isso, ele espera que esse segmento se torne o preferido dos brasileiros. Hoje, o segmento de hatch pequeno é o que mais vende, com 27% do mercado. Com informações do Estadão Conteudo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula