Estes alimentos ajudam a sobreviver à TPM

Os alimentos certos nas fases certas do ciclo menstrual vão regular os hormônios

©

A evitar - café e álcool

O café e o álcool não são aconselhados, por serem diuréticos e eliminarem nutrientes do corpo, além de impulsionarem o estresse do sistema interno.

© iStock

A evitar - Açúcar

Comidas processadas e cheias de açúcar são más para os níveis de açúcar no sangue, deixando a mulher com mau temperamento. Aposte antes em fontes de energia como nozes, ovos e laranjas.

© D.R.

A consumir - ômega 3

O abacate e peixes gordos, bem como outros alimentos ricos em ômega 3 devem estar presentes, já que ajudam na redução das inflamações internas e dor de peito.

© iStock

A consumir - folhas verdes

Também as folhas verdes como espinafres, ricos em magnésio, são boas apostas, pois acalmam o sistema nervoso quando conjugados com alimentos ricos em cálcio, como o iogurte e o tahini.

© iStock

A consumir – alimentos ricos em triptófano

Tais como o peru, hummus ou banana. Este aminoácido ajuda a moderar o desejo por doces e hidratos de carbono, regulando a fome.

© iStock

Semana 1

Na primeira semana, onde ocorre a menstruação, aposte em chá de camomila, salmão e sementes de abóbora.

O chá vai ajudar-lhe a relaxar os músculos os restantes alimentos, ajudam a manter os níveis de energia necessários.

© iStock

Semana 2

Aspargos, laranja e novamente salmão, é no que deve apostar na primeira semana do período fértil. O ômega 3 do salmão conjugado com a vitamina C das laranjas, vai neutralizar a adrenalina no organismo e os aspargos são ricos em ácido fólico, que melhora o humor.

© PixaBay

Semana 3

Na segunda semana do período fértil, o ferro dos espinafres serão a melhor opção para ganhar energia, bem como a maçã, que contém açúcar natural, que conjugado com a fibra da mesma fruta, faz com que a absorção da energia seja lenta.

© iStock

Semana 4

Durante o período infértil, aposte em alimentos ricos em água como o pepino. Para que não faça retenção de líquidos, o aipo deve fazer parte da alimentação desta semana.

© iStock

Lifestyle Dicas 27/01/18 POR Notícias ao Minuto


Cabelo oleoso, borbulhas, corpo dolorido, dores de barriga e, claro, um estado depressivo/de irritação/sensibilidade/fome/tristeza de que nenhuma mulher está livre. De mês a mês há que aprender a lidar com o Tensão Pré Menstrual, ou TPM, um estado que não se pode evitar, mas cujos efeitos se pode reduzir (pelo próprio bem da mulher, como de todos os que a rodeiam).

PUB

É através da alimentação que o site Women’s Health UK pretende regularizar os hormônios que deixam qualquer mulher alterada.

Para se perceber o que comer e quando comer, comecemos por lembrar que o ciclo menstrual dura um mês, no qual a primeira semana diz respeito à de menstruação, seguem-se duas semanas de período fértil e uma quarta, em que a mulher se encontra infértil até à próxima menstruação (durante a qual também está infértil).

Durante todo o período, há alimentos que não deve abusar, e outros que devem mesmo fazer parte das suas refeições. Veja na galeria acima o que deve e não deve comer, a fim de regular o sistema hormonal e que regras deve seguir em cada semana específica do seu ciclo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Alimentação 14/05/24

Alimentos que ajudam a fortalecer a memória

Lifestyle Signos 14/05/24

Você sabe quais cores trazem sorte e prosperidade a cada signo?

Lifestyle Saúde 15/05/24

Níveis baixos de testosterona podem aumentar o risco de morte precoce

Lifestyle Saúde 14/05/24

Biscoito de Tapioca é a receita que faltava para adoçar teus dias

Lifestyle Saúde 14/05/24

Por que burnout e burnon não são doenças? Especialista explica

Lifestyle Corpo humano 14/05/24

O funcionamento difenciado de cérebros de homens e de mulheres

Lifestyle Compras 14/05/24

30 coisas que as pessoas sempre se arrependem de comprar

Lifestyle Parkinson 15/05/24

Novo tratamento revela-se promissor ao reverter sintomas de Parkinson

Lifestyle Saúde 15/05/24

Angioedema Hereditário: Uma doença rara que requer mais atenção

Lifestyle Frutas 15/05/24

Veja quais as frutas consideradas mais saudáveis por um nutricionista