Tudo o que a ciência tem a dizer sobre a alimentação vegetariana

É um estilo alimentar com cada vez mais seguidores

© DR

Lifestyle Dieta 30/01/18 POR Notícias Ao Minuto

Um plano alimentar vegetariano é aquele que faz dos alimentos de origem vegetal protagonistas. O consumo de carne e de peixe é totalmente excluído, mas o ovo-lacto-vegetarianismo permite a inclusão de ovos e produtos lácteos na alimentação diária. Quando se trata de um plano alimentar isento de todo e qualquer produto de origem animal, então estamos perante o veganismo.

PUB

Por ser um tipo de alimentação com cada vez mais seguidores e por serem já vários os estudos que apontam o dedo ao impacto negativo da carne e do peixe na saúde humana (sendo que no caso do peixe o grande pecado é a forma como é produzido), o vegetarianismo capta cada vez mais a atenção da ciência, que tem estudado o efeito de uma dieta vegetal não só na saúde humana, como também na saúde do ambiente.

+ Gal Gadot brilha com look transparente e decotado

No que diz respeito ao impacto do vegetarianismo na saúde dos seus seguidores, existem alguns riscos – como a carência de vitamina B12 -, mas existem também muitos benefícios e a verdade é que estes ultrapassam qualquer risco.

Tal como destaca o Deporte y Vida, que recorreu às mais recentes pesquisas na área da nutrição, seguir uma dieta vegetariana melhora a pressão arterial e reduz consideravelmente o risco de morte e tudo graças à exclusão de um dos maiores inimigos da saúde atual: a carne vermelha (apontada pela Organização Mundial da Saúde como potencialmente cancerígena). Além disso, as pessoas que seguem uma dieta vegetariana tendem a adotar um estilo de vida mais saudável, em que os alimentos processados são escassos e a prática de exercício físico é uma constante.

Deste modo, as pessoas que seguem uma alimentação vegetariana correm um menor risco de ter câncer e de sofrer de qualquer tipo de patologia cardiovascular e diabetes. Por atuar como um escudo protetor, a alimentação vegetariana pode ajudar no tratamento de algumas doenças, como o câncer e a diabetes tipo 2.

Uma vez que os alimentos de origem vegetal tendem a não interferir de forma tão intensa com o sistema hormonal como a carne faz (à exceção da soja, cujos efeitos ainda estão a ser analisados cientificamente), o humor fica melhorado e os sentimentos depressivos são menores.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Alzheimer 23/04/24

Alzheimer: Estudo revela método avançado de detecção do risco da doença

Lifestyle Exercícios 23/04/24

Entenda por que não é recomendado usar maquiagem para fazer exercício físico

Lifestyle Alimentação saudável 24/04/24

Cinco alimentos que deve evitar para manter sua saúde intestinal

Lifestyle Signos 23/04/24

Faz parte da lista dos signos mais irresponsáveis do zodíaco?

Lifestyle Queijos 24/04/24

Saiba durante quanto tempo pode congelar queijo sem que se estrague

Lifestyle Dicas 23/04/24

Ter esses hábitos envelhece mais rápido! Quantos você tem?

Lifestyle Corpo humano 23/04/24

Quanto tempo alguém consegue viver sem comer?

Lifestyle SAÚDE DO CORAÇÃO 24/04/24

Seis sinais que mostram que pode sofrer de infecção rara no coração

Lifestyle Roupas 24/04/24

Coisas que sempre deve fazer antes de colocar as roupas na máquina

Lifestyle câncer de ovário 24/04/24

Um sintoma precoce e doloroso de câncer do ovário que jamais deve ignorar