No Dia da Memória, mundo lembra o horror do Holocausto

Dia 27 de janeiro de 1945 marcou a libertação de Auschwitz

© Reuters

Mundo nazismo 27/01/18 POR ANSA

No dia 27 de janeiro de 1945, os Aliados abriram os portões do campo de concentração de Auschwitz e revelaram ao mundo os horrores e os crimes cometidos pelo regime nazista contra os judeus.

PUB

Segundo dados oficiais, só em Auschwitz, mais de um milhão de pessoas foram assassinadas em menos de cinco anos. A construção ocupava uma área de quase 200 hectares e foi construído pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial como uma forma de dar uma "solução final" aos judeus na Europa.

+ 50 babuínos fogem e zoológico de Paris é fechado

Depois da invasão da Polônia em 1939, o local foi escolhido pelo Terceiro Reich como o melhor campo por conta de razões logísticas. A área tinha, de fato, uma rede ferroviária bem desenvolvida e que a ligava a outros países.

Por esse motivos, em 1939, o Oberführer da SS, Arpad Wigand, propôs ao comandante Erich von dem Bach Zalewski, responsável pelas forças alemãs em Breslávia, para usar a estrutura de um velho quartel para abrir o primeiro campo de concentração e resolver o que se apresentava como uma problema de "superlotação" das prisões da Silésia.

Aberto em abril de 1940, o campo viu chegar os primeiros prisioneiros - políticos poloneses, no caso - no dia 14 de junho. Entre eles, estão um ministro para as relações com a Alemanha, Wladyslaw Bartoszewski. Em 1941, o campo foi ampliado com a construção de Birkenau, quando começaria a se tornar, de fato, uma "máquina de morte" dos nazistas.

Em seu interior, foram exterminados mais de 1,1 milhão de pessoas, sendo que 90% delas eram judeus deportados da Polônia e de outros países da Europa sob domínio de Adolf Hitler.

As forças aliadas foram informadas por mais de uma vez pela Armada Clandestina Polonesa (AK) e por outras fontes sobre o extermínio de judeus que estava sendo posto em prática. Mas, invocando outras prioridades militares para o objetivo-chave do momento (vencer a guerra contra Hitler e seus aliados), os Aliados não tomaram iniciativas para parar com os assassinatos.

Da Itália, o primeiro transporte de judeus para Auschwitz ocorreu em 23 de outubro de 1943. Ao todo, oito mil italianos foram mortos no local durante os anos de guerra.

A libertação do campo de concentração ocorreu há exatos 73 anos, em uma operação ad unidade da Armada Vermelha guiada pelo marechal Ivan Konev que, depois de ter avançado sobre o fronte ucraniano, marchava em direção a Berlim.

No território da construção, em 1947, foi erguido um museu memorial e, em 1979, Auschwitz-Birkenau foi incluído na lista de locais de memória dos sítios de patrimônio da Unesco.

Em novembro de 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas escolheu o dia da libertação do campo de concentração como o Dia Mundial para lembrar todas as vítimas do Holocausto. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica São Paulo Há 13 Horas

Adolescente de SP que matou pais e irmã e diz que "faria tudo de novo"

fama Jojo Todynho Há 13 Horas

Jojo Todynho impressiona internautas ao mostrar as novas curvas

fama Faustão Há 13 Horas

Faustão faz 1ª aparição no aniversário do filho, após transplante de rim

mundo EUA Há 14 Horas

Garota de programa com HIV é presa após atender centenas de homens

mundo Espanha Há 12 Horas

Pai das crianças mortas pelo avô na Espanha é internado e sedado

mundo Suíça Há 13 Horas

Noiva emerge de cubo de gelo e surpreende convidados; veja as fotos

justica Kawara Há 14 Horas

Modelo e artista plástica; conheça Kawara presa por stalkear médico em MG

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Marlene Mattos responde acusações de Cátia Paganote, ex-Paquita da Xuxa

esporte Ranking Há 12 Horas

Revista elege o Top 10: Melhores jogadores da história do futebol europeu

fama Nattan Há 14 Horas

Henrique e Juliano 'sequestram' cães de Nattan e causam alvoroço na web