Inhotim tem choro e bebê barrado por exigir vacina contra febre amarela

Instituto começou a cobrar dos visitantes o cartão de vacinação na última semana, por recomendação do governo

© Reprodução

Brasil minas 30/01/18 POR Folhapress

Há cinco meses em Belo Horizonte, o casal de contadores chilenos Cláudia Rivera, 29, e Pablo Zamba, 30, resolveu conhecer o Instituto Inhotim, em Brumadinho (na região metropolitana), na quarta-feira (24), dia em que a entrada é gratuita.

PUB

Eles percorreram 60 km de carro, mas tiveram que voltar para casa frustrados. A vacina contra febre amarela que eles tomaram no dia anterior ainda não dava imunidade nem permissão para que eles visitassem o parque.

A direção do instituto começou a cobrar dos visitantes o cartão de vacinação na última semana, por recomendação do governo, agora que Minas Gerais contabiliza pelo menos 25 mortes confirmadas.

Quatro parques da capital mineira fechados. Além disso, o zoológico também só deve ser reaberto no dia 2, já com a cobrança de vacina.

+ Após morte na Sapucaí, motoristas de carro alegórico farão bafômetro

Apesar da recomendação do governo estadual, Inhotim decidiu não fechar, mas exige a imunização dos visitantes. Funcionários verificam o cartão de vacina ainda no estacionamento do museu -é obrigatório que a pessoa tenha se vacinado pelo menos dez dias antes da visita.

"Não sabíamos disso. Tivemos um gasto para vir, é ruim ter que ir embora", disse o chileno, que não aceitou o repelente que o museu estava fornecendo ao público.

A psicóloga Bianca Ritchely Soares, 21, levou a filha Angelina, de 5 meses, para o museu. A mãe estava vacinada, mas não pôde entrar porque a filha não estava protegida da doença -crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina.

As duas esperaram na porta enquanto a cunhada e a sogra conheciam o parque, que tem área de 140 hectares e 23 galerias de arte.

A maioria das pessoas, porém, chegava com a vacina em dia. "A medida é educativa também, aqui é uma região de risco, é para prezar pela segurança de todos", disse o diretor de operações do instituto, Gustavo Ferraz.

A carioca aposentada Dilce da Silva, 62, foi embora chorando. Ela voltou para a casa de uma amiga mineira, enquanto a filha e a neta foram conhecer o parque. "Não queria estragar o passeio, realmente não tomei a vacina. Quando li a placa com o aviso fiquei apavorada."

A turma que estava com Dilce também não tinha o cartão, mas todas eram vacinadas e puderam entrar.Nesses casos, quando o discurso é coerente, funcionários do parque liberam a entrada após a pessoa assinar um termo de responsabilidade garantindo ter se vacinado há mais de dez dias.

Na quarta, 112 pessoas recorreram ao termo em Inhotim e 24 foram barradas, num total de 1.185 visitantes.

A última morte por febre amarela em Minas foi confirmada justamente em Brumadinho, no domingo (21). A cidade tem 39 mil habitantes, 90% deles já imunizados. A vítima mais recente foi o trabalhador rural Joaquim Pedro de Carvalho, 54. Para a filha dele, Michele Rosa de Carvalho, 34, ele não se vacinou por teimosia. "Médico, para ele, era só nas últimas mesmo. Essa doença faz um estrago, só quem passa sabe, é tudo que você imaginar de ruim."

Com informações da Folhapress

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 7 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 2 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 11 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 10 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 11 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 21 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama Rio de Janeiro Há 11 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

fama MADONNA-RIO Há 5 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama PAULO-GUSTAVO Há 6 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'