'Brain Fog': o que é e como evitar esta sensação

Traduz-se em confusão, esquecimento, falta de foco, pouca clareza mental, e pode evidenciar a falta de um hábito bastante comum

©

Causa – Má alimentação

Alimentos processados são pobres em nutrientes e tudo o que o corpo procura na hora da refeição. Embora se sinta saciado no momento, o seu organismo não ingeriu o necessário para o bom funcionamento.

Pular refeições ou comer muito para uma só refeição são também aspectos negativos para o seu cérebro.

© iStock

Solução - alimentos variados e verdadeiros

Uma alimetação equilibrada assenta em três importantes grupos: proteína, hidratos de carbono e gorduras saudáveis. Na hora de preparar a refeição, tenha isto em conta e evite qualquer alimento que venha em caixas – será, certamente, rico em conservantes, sal e outros componentes que quer evitar.

© iStock

Causa – falta de sono

É durante o sono que o organismo “limpa” o cérebro, consolidando memórias e preparando-o para o dia seguinte. O não dormir fará com que se esqueça de certas coisas e não se sinta com energias completamente respostas.

© iStock

Solução – Criar um ambiente propício ao descanso

Não comer muito antes de se deitar e evitar o uso de aparelhos eletrônicos, bem como um mínimo de sete horas de sono, irá ajudar-lhe a uma noite descansada. Dormir não é um luxo, mas uma necessidade e a sua privação pode originar repercussões graves.

© iStock

Causa – Estresse

Vivemos num ritmo demasiado acelerado que nos faz por em segundo plano aspetos tão básicos quanto o nosso bem estar. Seja a falta de sono, o saltar refeições ou o “esquecer” de beber água levam a doenças cerebrais. As causas de estresse em excesso podem literalmente encolher o cérebro, o que é tão prejudicial quanto soa.

© iStock

Solução - Estilo de vida saudável

A par da alimentação, hidratação e descanso, um estilo de vida ativo, com momentos de pausa para relaxar são a forma mais simples e imediata de evitar os sintomas de Brain Fog.

© DR

Lifestyle Saúde 30/01/18 POR Notícias ao Minuto


"Brain Fog", ou cérebro nublado, pode ser um termo pouco comum, mas o número de pessoas que sofre deste problema é bem frequente. Esquecimento, fadiga ou confusão são alguns dos sintomas, que podem advir de diversas causas que, na maioria dos casos, são facilmente evitadas.

PUB

Menopausa ou quimioterapia são exemplos de causas do "Brain Fog" que não tem como evitar. Contudo, a falta de sono, baixo nível de açúcar no sangue ou desidratação são outras causas, que se devem a um estilo de vida pouco saudável e das quais não tem desculpa.

+ Yasmin Gomlevsky, de 'Tempo de Amar', dá dica de fantasia por R$ 10

Em média, um adulto perde dois litros de água por dia, através do suor, respiração e eliminação de toxinas. Além disso, 70% do corpo humano e três quartos do cérebro são compostos por água. São dados que não carecem de mais provas para a necessidade de se beber água diariamente. A dose é de cerca de 1,5l por dia.

Tenha um copo de água junto à cama para começar o dia hidratado, ponha alarmes no celular para se lembrar, opte por água com sabores, se beber água for para si um sacrifício, são alguns dos truques a adotar para um propósito único: o de garantir hidratação.

A par da água, ou falta dela, há outras causas para o sintoma de "Brain Fog". Veja na galeria acima e saiba como os contornar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Saúde 29/04/24

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

Lifestyle SAÚDE DO CORAÇÃO 28/04/24

Seis sinais que mostram que pode sofrer de infecção rara no coração

Lifestyle PERFECCIONISMO 29/04/24

Você é perfeccionista? Saiba quais sinais e como isso afeta sua vida

Lifestyle Saúde 29/04/24

Meningite: neurologista responde às principais dúvidas sobre o tema

Lifestyle Saúde 29/04/24

Dicas para lidar melhor com a Síndrome do Intestino Irritável

Lifestyle SAÚDE-CÂNCER 29/04/24

Cigarros eletrônicos e agrotóxicos são desafios na prevenção do câncer

Lifestyle Cérebro 29/04/24

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória

Lifestyle Curiosidades 29/04/24

O que seu 'número dois' revela sobre você?