Confira 10 curiosidades sobre os Jogos de Inverno

Evento começará em 9 de fevereiro, em PyeongChang, Coreia do Sul

© Getty Images

Esporte PyeongChang 31/01/18 POR ANSA

Com quase 3 mil atletas de 92 países diferentes, começa no próximo dia 9 de fevereiro, em PyeongChang, na Coreia do Sul, a 23ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno.   

PUB

O evento terá 15 disciplinas de sete modalidades esportivas, com 102 finais. Além disso, a edição de 2018 será a maior de toda a história, reservando muitas curiosidades e controvérsias interessantes.   

Entre os fatos curiosos dos Jogos de Inverno estão desde a polêmica política e histórica envolvendo as Coreias do Sul e do Norte até o escândalo de doping de atletas da Rússia. As Olimpíadas de PyeongChang terão, inclusive, a reedição na vida real do filme "Jamaica abaixo de zero".   

Confira 10 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos de Inverno:

1) O maior de todos os tempos - Com 2.925 atletas de 92 países, a edição de 2018 dos Jogos de Inverno será a maior de toda a história da competição. Os números de PyeongChang superam os de 2014, em Sochi, na Rússia, onde estiveram 2.858 competidores de 88 nações.   

2) Acordo histórico entre Coreia do Sul e do Norte - Um acordo entre as Coreias entrou para a história. Apesar de todo o conflito envolvendo os dois países, a Coreia do Norte disputará o torneio e enviará 22 atletas de três modalidades e cinco disciplinas diferentes para PyeongChang. Além disso, os dois países formarão uma única equipe no hóquei feminino, que terá 12 jogadoras do Norte e 11 do Sul.   

3) Rússia parcialmente banida - A edição será marcada pela ausência da Rússia na competição devido aos escândalos de doping que atingiram o país em 2016. De 30 a 35 atletas russos poderão disputar os Jogos em cinco categorias, mas sob bandeira neutra.   

4) A cerimônia de abertura mais fria dos últimos 20 anos - A cerimônia de abertura da competição será no estádio Olímpico de PyeongChang, mas, como o local não é coberto, o público enfrentará uma sensação térmica de -14ºC. Para evitar que os visitantes sofram hipotermia, a Coreia do Sul adotará uma série de medidas, como a distribuição de cobertores.   

5) PyeongChang ou Pyeongchang? - Em janeiro de 2016, para que turistas e atletas não viajassem por engano a Pyongyang, capital da Coreia do Norte, a prefeitura mudou a grafia do nome de PyeongChang, que antes era escrito com "c" minúsculo.   

6) "Time Brasil" terá 10 atletas - Os esportes disputados nos Jogos de Inverno não são tão comuns no Brasil. Mesmo assim, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) enviará 10 atletas em cinco modalidades para a Coreia do Sul. O país terá representantes no snowboard, na patinação artística, no esqui alpino e de fundo e no bobsled.   

7) Das telonas para a vida real - Jazmine Fenlator-Victorian e Carrie Russell serão as primeiras jamaicanas da história no bobsled feminino dos Jogos. O fato inédito relembra o filme "Jamaica abaixo de zero", quando o time jamaicano do bobsled masculino participa pela primeira vez das Olimpíadas de Inverno.   

8) A maior delegação da história - Com 242 atletas, os Estados Unidos levará a maior delegação da história dos Jogos Olímpicos de Inverno. A equipe possui 107 mulheres e 135 homens, que competirão em todas as 15 disciplinas.   

9) "Millennial" italiana - A Itália contará com 121 representantes nos Jogos de PyeongChang, incluindo 48 mulheres.    Uma delas é a esquiadora Lara Malsiner, de 17 anos, que será a primeira "millennial" a integrar o time azzurro nas Olimpíadas de Inverno. Por sua vez, o mais velho é Roland Fischnaller, 37, que competirá no snowboard.   

10) Porta-bandeira de Tonga - Ele tirou o fôlego de muitas mulheres no desfile de abertura das Olimpíadas de 2014, no Rio de Janeiro, ao aparecer carregando a bandeira de Tonga com seu corpo coberto de óleo de coco. Pita Taufatofua voltou a colocar o pequeno país da Oceania na história dos Jogos, agora nos de Inverno, e estará em ação no esqui de fundo. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 16 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 18 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 18 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 18 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 17 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 19 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 19 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 18 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 19 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor