Para arrefecer crise, Cármen Lúcia convida Temer a discursar em evento

O pronunciamento de um presidente da República não é feito na solenidade oficial desde 2013

© REUTERS / Ueslei Marcelino

Política pronunciamento 31/01/18 POR Folhapress

Para tentar arrefecer a recente crise entre Judiciário e Executivo, a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, convidou o presidente Michel Temer para discursar na abertura do Ano do Judiciário, nesta quinta-feira (1º).

PUB

O pronunciamento de um presidente da República não é feito na solenidade oficial desde 2013. No ano passado, o emedebista não foi nem mesmo convidado para o evento, o que gerou mal-estar. O Palácio do Planalto ainda não confirmou se o presidente fará uso da palavra.

A gestão de Cármen Lúcia tem protagonizado episódios de crise com a administração de Michel Temer desde que ele assumiu o Palácio do Planalto, em maio de 2016.

+ PF recupera tabela que sugere pagamentos a Temer no caso dos portos

A última delas ocorreu na semana passada, quando a ministra suspendeu temporariamente a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o comando do Ministério do Trabalho.

No final do ano passado, a ministra também havia suspendido parcialmente indulto natalino criado por Temer. Os dois episódios geraram irritação no presidente, que critica Cármen, nos bastidores, de tentar avançar sobre as competências do Executivo.

A aproximação da ministra acontece no momento em que se retomam as discussões sobre a reforma previdenciária. Antes do mal-estar, Cármen chegou a procurar Temer para que discutissem as mudanças nas aposentadorias.

CONVIDADOS

Além de Temer, foram convidados o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

As presenças da procuradora-geral Raquel Dodge e do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Claudio Lamachia, já foram confirmadas. Eles devem discursar.

As assessorias de imprensa de Eunício e Maia informaram ao cerimonial do Supremo que eles não devem discursar.

Em 2008, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da abertura do Ano Judiciário e discursou. Temer foi em 2013 e em 2012 representando a então presidente, Dilma Rousseff, de quem era vice, e em 2010, como presidente da Câmara.

Os ministros do STF voltam a trabalhar nesta quinta-feira (1º) após 42 dias de férias. A primeira sessão de julgamentos está marcada para 14h. Os ministros devem voltar a discutir a decisão que suspendeu a proibição da venda de cigarros com sabor.

De noite, às 19h, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) retoma os trabalhos. Na pauta estão decisões liminares (em caráter provisório) dadas pelo presidente do tribunal, Gilmar Mendes, ao ex-governador do Rio Anthony Garotinho e pessoas ligadas a ele.

Em dezembro, Gilmar soltou Garotinho, que foi preso pela última vez em novembro, em um desdobramento da Operação Chequinho. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 14 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 12 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 5 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 13 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 14 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 14 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 14 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

esporte Óbito Há 5 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

justica Paraíba Há 12 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Saúde Há 14 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue