Confira 30 dicas para fortalecer a sua memória

Fazer exercício físico, palavras cruzadas ou ter uma vida social ativa são opções que podem ajudá-lo a ter um cérebro mais saudável.

Tudo o que está ao seu alcance para fortalecer a memória

O cérebro é uma máquina complexa e muito mais potente do que qualquer computador já construído. Embora o cérebro seja 'dono e senhor' das suas próprias ações, a verdade é que é possível treiná-lo ao ponto de conseguir prevenir pequenas falhas de memória. 

© Shutterstock

Exercite a mente

Exercitar o cérebro é uma forma de preservar a boa memória. Dedicar alguns momentos do dia à leitura, aderir ao sudoku ou às palavras cruzadas poderá ser uma boa opção. 

© Shutterstock

Estimule a memória

Andrew Johnson, professor de psicologia na Universidade de Bournemouth e especialista em memória, aconselha a associar informações a imagens. Segundo o Mirror, visualizar é uma boa forma de preservar a memória.

© Shutterstock

Preste atenção

A melhor maneira de melhorar a sua memória é simplesmente prestar atenção, uma vez que é uma forma de captar informações e, ao mesmo tempo, de manter o cérebro e a mente fortalecidos.

© Shutterstock

Faça exercício físico

Vários estudos mostram que o exercício aeróbico melhora a função cognitiva e é particularmente bom para a 'saúde' da memória.

© Shutterstock

Ter uma boa vida social

Tal como explica o especialista em Fitness e Nutrição Jen Bruno, o cérebro pode beneficiar de uma vida social ativa. Dessa forma, estar com pessoas pode ser uma boa forma de criar memórias e ter um melhor desempenho cognitivo.

© Shutterstock

Aprender uma língua nova

Segundo o Live Science, aprender uma nova língua, seja em que idade for, ajuda a melhorar o cérebro. Além disso, a psicóloga Ellen Bialystok, da York University, (Toronto, Canadá) mostra através de um estudo que aprender uma segunda língua também previne o Alzheimer.

© Shutterstock

Imagens 'especiais'

Investigadores da Universidade de Hiroshima, no Japão, descobriram que olhar para fotografias de gatos ou cães bebés pode ajudar a melhorar a concentração e a memória, segundo o Mirror.

© Shutterstock

Tenha um descanso reparador

O bom funcionamento cerebral depende também de uma boa noite de descanso. Algumas pesquisas recentes da Universidade de Lübeck, na Alemanha, também sugerem que o sono é um momento em que o cérebro classifica e armazena novas memórias.

© Shutterstock

Olhar para a natureza

Um estudo dos EUA descobriu que as pessoas que caminharam numa floresta tiveram resultados 20% melhores num teste de memória do que aqueles que caminharam pelas ruas.

© Shutterstock

Relações sociais

Passar mais tempo com os amigos e/ou família é também uma forma de fortalecer a memória.

© Shutterstock

Meditação

A meditação é uma prática conhecida por melhorar o desempenho cerebral, uma vez que pode ajudar a reduzir o stress e a aumentar a concentração.

© Shutterstock

Tirar fotografias

Um estudo levado a cabo pela University Stern School of Business de Nova Iorque (Estados Unidos) indica que captar imagens através de máquinas fotográficas melhora a nossa memória visual.

© Shutterstock

Rir é o melhor remédio

Segundo estudos e pesquisas da Loma Linda University, rir pode melhorar a memória das pessoas a curto prazo.

© Shutterstock

A alimentação e a memória

A alimentação influência diretamente na capacidade de memorização e concentração. Além disso, uma pesquisa dos Estados Unidos concluiu que comer demais pode dobrar o risco de problemas de memória na velhice, segundo o Daily Mail.

© Shutterstock

Salmão

Alguns alimentos podem também ter efeitos positivos na memória. O ómega-3 presente no salmão é um ácido gordo, importante para funcionamento do cérebro e também para o sistema cognitivo.

© Shutterstock

Açafrão

Um estudo recente levado a cabo pelo Centro de Longevidade da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) revela que a inclusão de açafrão-da-Índia todos os dias na alimentação poderá ajudar a melhorar a memória e a boa disposição.

© Shutterstock

Café

O café estimula a memória e reduz consideravelmente os riscos de declínio cognitivo, tal como a ciência tem vindo a provar.

© Shutterstock

Evite o álcool e o tabaco

A longo prazo o álcool poderá levar à atrofia cerebral e a quadros graves de esquecimentos. Por outro lado, o tabaco poderá levar a problemas cognitivos.

© Shutterstock

Uvas

Esta fruta é rica em fisetina, uma substância que estimula os mecanismos do cérebro. Além disso contém muitos flavonóides, substâncias que protegem o sistema nervoso e ajudam a fortalecer a memória.

© Shutterstock

Vinho tinto

Pelos mesmos motivos relacionados às uvas, o vinho apresenta as mesmas propriedades, sendo também uma bebida antioxidante.

© Shutterstock

Alecrim

Um estudo da Universidade de Northumbria elege o alecrim como um dos alimentos mais importantes para o cérebro e para a memória.

© Shutterstock

Chá verde

Investigadores chineses descobriram que o chá verde poderá atrasar o aparecimento de Alzheimer graças ao seu ingrediente chave - a molécula orgânica EGCG (epigalocatequina-3 galato), um antioxidante que protege contra doenças degenerativas relacionadas com a idade.

© Shutterstock

Chocolate

Rico em flavonóides, o chocolate ajuda a manter o cérebro acordado, melhorando a concentração e a redução da tensão arterial. É rico em fisetina, um nutriente que desempenha um papel importante nas lembranças, funcionando nas células nervosas e na redução do esquecimento.

© Shutterstock

Quinoa

Uma das substâncias presentes neste pseudo-cereal ajuda a acelerar as trocas de mensagens pelo cérebro e consequentemente a fortalecer a memória.

© Shutterstock

Gema de ovos

A gema do ovo contém uma substância chamada colina, que ajuda a fortalecer a memória e a concentração.

© Shutterstock

Frutos secos

Alguns frutos secos fornecem bons níveis de cálcio e vitamina E, que são essenciais para o bom funcionamento do cérebro. É um alimento que deve sempre incluir na sua dieta.

© Shutterstock

Nozes

Além de serem ricas em ómega 3, possuem vitamina E que diminui o envelhecimento das células do cérebro e evitam o esquecimento.

© Shutterstock

Morangos

Este fruto é rico em fisetina, um nutriente que desempenha um importante papel na memória e que ajuda a prevenir o esquecimento.

© Shutterstock

Arroz

Além da vitamina B2, o arroz também contém magnésio que ajuda a fortalecer a memória.

© Shutterstock

Beber leite

Um estudo revelou que beber leite diariamente pode ajudar a fortalecer a memória. Os cientistas pediram a 972 pessoas para preencher pesquisas detalhadas sobre as suas dietas. Os adultos que consumiram produtos lácteos, pelo menos cinco ou seis vezes por semana, tiveram melhores resultados em testes de memória, segundo o Daily Mail.

© Shutterstock

Lifestyle Saúde 26/02/18 POR Notícias Ao Minuto


Quem tem uma boa memória orgulha-se sempre disso. Recordar um acontecimento passado, saber o caminho de cor para um local que não visita há anos, ter a lista telefônica sempre em mente, não esquecer aniversários são apenas alguns exemplos daquilo que se chama de ‘memória de elefante’. E a boa notícia é que essa memória plena está ao alcance de qualquer um.

PUB

+Grávidas estilosas: os melhores looks das famosas

A adoção de um estilo de vida saudável desde cedo, a prática de exercício físico, a alimentação cuidada, a leitura diária, as palavras cruzadas… são muitos os ‘truques’ simples e práticos que prometem melhorar a memória e deixar o cérebro mais ativo e saudável (e também mais capaz de resistir ao declínio cognitivo muitas vezes associado ao envelhecimento).

Se quer ter uma memória digna de um computador – ou quase – então veja nas imagens acima tudo o que está ao seu alcance para consegui-lo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 15 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 20 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 23 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 18 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 17 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 16 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show