No mês em que faria 73 anos, relembre a trajetória de Bob Marley

Cantor e compositor jamaicano faleceu em 1981

Bob Marley: a lenda do reggae continua viva em suas mensagem

Confira a galeria e relembre os caminhos percorridos pelo Rei do reggae!

© Getty Images

Bob Marley

Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945, em Saint Ann, no interior da Jamaica.

© Getty Images

O músico

Bob Marley foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero.

© Getty Images

Pais

Filho de Norval Sinclair Marley, um militar branco, capitão do exército inglês e Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país.

© Getty Images

Distanciamento do pai

No dia seguinte ao seu casamento de seus pais, Norval (seu pai) abandonou a mãe, porém continuou dando apoio financeiro para sua mulher e filho.

© Getty Images

Mudança

Após a morte de seu pai em 1955, sua mãe se casou com Toddy Livingstone e se mudou com Bob para Trenchtown, a maior e mais miserável favela de Kingston.

© Getty Images

Trenchtown

Em Trenchtown, Bob Marley foi provocado e rejeitado pelos negros locais por ser mulato e ter baixa estatura.

© Getty Images

A música

Bob ainda jovem já tinha uma ligação forte com a música, ele e o seu amigo Bunny improvisavam guitarras feitas de lata e acompanhavam os sucessos vindos da América, particularmente de New Orleans.

© Getty Images

Cantores que influenciaram

Eles ouviam Ray Charles, Fats Domino, Brook Benton (um dos preferidos de Bob Marley) e grupos como os Drifters, que eram muito populares na Jamaica.

© Getty Images

Jamaica independente

A independência da Jamaica em 1962, deixando de ser uma colónia britânica, ajudou a compor o momento de criação de uma música originalmente jamaicana.

© Getty Images

Profissão

Quando Bob Marley deixou a escola aos 14 anos, parecia ter apenas uma ambição: a música. Mas, para agradar sua mãe que tinha medo que ele se tornasse um rude boy (como eram conhecido os jovens delinquentes da Jamaica), arranjou um emprego de soldador.

© Getty Images

Primeiras gravações

Em 1962, Bob fez uma audiência e publicou as suas primeiras gravações. "Judge Not", composta pelo próprio Marley, foi a primeira. No entanto, as músicas gravadas não foram exibidas nas rádios e chamaram pouca atenção do público, mas confirmaram a ambição de Marley de se tornar cantor.

© Getty Images

Wailing Wailers

No ano seguinte, Bob criar uma banda. Juntou-se com os seus amigos Bunny Wailer e Peter Tosh para formar os "Wailing Wailers".

© Getty Images

Primeiro single

Os Wailing Wailers finalizaram seu primeiro single, "Simmer Down" no final de 1963. Já em janeiro do ano seguinte era a primeira nas paradas jamaicanas, e se manteve nesta posição durante os próximos dois meses.

© Getty Images

Temporada nos EUA

A mãe de Bob se casou novamente e se mudou para os Estados Unidos e chamou o filho para morar com ela. A estadia de Marley nos EUA  foi curta, depois de oito meses na América do Norte, ele retornou à Jamaica.

© Getty Images

Hits

Nos anos seguintes, a banda de Bob Marley colocou mais alguns hits nas paradas locais. Mas, apesar disto as dificuldades económicas que atravessavam fez com que Junior Braithwaite, Berverly Kelso e Cherry Smith deixassem a banda.

© Getty Images

Cultura rastafári

Este foi um período decisivo na sua formação, pois o imperador da Etiópia, Haile Selassie, havia feito uma visita de estado na Jamaica durante o período em que Bob esteve fora, o movimento rastafári ganhou força nas ruas de Kingston. Bob Marley então começou cada vez mais a se aprofundar dentro do espírito e cultura rastafári.

© Getty Images

Músicas que refletem crenças

Em 1967, a música de Bob já refletia a sua crença. Ao invés de cantar hinos para os Rude Boys, Marley começou a compor temas sociais e espirituais, o que se tornou sua marca registrada e seu maior legado.

© Getty Images

Discos

Bob Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos.

© Getty Images

Músicas que refletem cultura

Dedicado a protestar contra problemas sociais, levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal.

© Getty Images

Casamento

Bob foi casado com Rita Marley, uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailers depois que eles alcançaram sucesso internacional.

© Getty Images

Filhos

Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers.

© Getty Images

Mais filhos

Outros de seus filhos, Ky-Mani Marley, Julian Marley e Damian Marley também seguiram carreira musical.

© Getty Images

Influências

A música de Bob Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que o considerassem a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica.

© Getty Images

África

A África e seus problemas como a miséria, guerras e domínio europeu também foram centro de assunto das suas músicas. Além disso, também era a terra sagrada do movimento rastafári.

© Getty Images

Celebridades cantam Bob Marley

Celebridades como Paul McCartney, Mick Jagger começavam a admirar o trabalho do jamaicano. Eric Clapton ressurgiu regravando "I Shot the Sherif", de Marley, versão que atingiu os primeiros lugares nas paradas e ajudou a alavancar ainda mais a carreira de Bob Marley & The Wailers.

© Getty Images

"No Woman No Cry"

Em outubro de 1974, "Natty Dread" foi lançado. Graças ao sucesso da faixa "No Woman No Cry", que atingiu o primeiro lugar na parada inglesa, Marley se tornou ainda mais popular. Nessa altura, o grupo já contava com as I-Threes: as cantoras Judy Mowatt, Marcia Griffiths e a mulher de Bob, Rita Marley.

© Getty Images

"Legend"

A coletânea Legend, lançada três anos após sua morte e que reúne algumas músicas de álbuns do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história.

© Getty Images

Maior artista

Bob Marley foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos.

© Getty Images

A queda

Até que teve o dia em que Bob passou mal no palco. Embora com problemas de saúde, o cantor chegou a fazer ainda mais um show em Pittsburgh, no dia 23 de setembro de 1980 (último show de Bob Marley), mas logo o mundo recebeu a triste notícia de que o astro do reggae sofria de uma espécie de câncer de pele chamado melanoma maligno, que se desenvolveu a unha do dedão do pé.

© Getty Images

Diagnóstico

Os médicos o aconselharam a amputar o dedo, porém Marley se recusou devido à sua filosofia rastafári, de que o corpo é um templo que ninguém pode modificar. Sua outra preocupação era o impacto da operação em sua dança.

© Getty Images

A doença

O câncer se espalhou para o cérebro, o pulmão e o estômago. Ele lutou contra a doença durante oito meses buscando tratamento na clínica do Dr. Joseph Issels na Alemanha. Durante algum tempo, o estado do cantor parecia ter se estabilizado com o tratamento naturalista do médico alemão.

© Getty Images

Morte

Mas, em maio de 1981, quando o Dr. Joseph Issels anuncia que nada mais poderia ser feito, Bob Marley já abatido pela doença, resolveu retornar para sua casa na Jamaica para passar seus últimos dias junto à família e amigos. Ele não conseguiu completar a viagem, tendo que ser internado em um hospital de Miami. Faleceu no dia 11 de maio de 1981.

© Getty Images

Legado

Bob Marley não está mais presente em corpo, mas seu legado é tão grande que suas mensagens são cantadas, lembradas e citadas até hoje, até mesmo por que nasceu quando o ídolo do reggae já havia morrido. Bob Marley levou a Jamaica e as mensagens da cultura rastafári para o mundo e para muitos corações.

© Getty Images

Cultura Rei 05/02/18 POR Notícias Ao Minuto


Quem não conhece Bob Marley? Quem nunca ouviu "No Woman No Cry" ou "Is This Love", entre todas as outras músicas desse artista? Esse é o efeito que o cantor e compositor jamaicano, que faleceu em maio de 1981, causou no mundo. Confira a galeria e relembre os caminhos percorridos pelo Rei do reggae!

PUB

Leia Também: Teaser de 'Han Solo' é apresentado em comercial do Super Bowl; assista

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 23 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

fama SAMARA-FELIPPO Há 21 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 1 Hora

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 20 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Iraque Há 23 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

economia REINHART-KOSELLECK 28/04/24

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

esporte Campeonato Brasileiro Há 23 Horas

Bahia bate o Grêmio, e Renato Gaúcho abandona o campo no fim do jogo

fama Peculiares Há 18 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

politica JUSTIÇA-PE Há 23 Horas

Juíza manda prender jornalista de PE por denúncias contra promotor

fama Justin Bieber Há 21 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando