Autoestima: o que pode fazer diariamente para melhorar a sua

Ter uma boa autoestima é muito mais do que ser confiante, é estar bem consigo mesmo e com as decisões que toma diariamente

©

Siga estas dicas e aprenda a melhorar a sua autoestima

Sente insegurança ou algum pânico quando tem de falar com certas pessoas? Não estarmos seguros se é algo natural, mas é também algo que pode ser trabalhado e aperfeiçoado como qualquer coisa que o seu humano pratique.

© Shutterstock

Saiba o porquê da sua baixa autoestima

Para além de ser importante melhorar a confiança, importa também saber porque é que está baixa. Se tiver problemas com o seu peso ou aparência, tente recordar-se como é que começaram. Se foi por causa de um comentário ou vários comentários em particular.

© Shutterstock

Sorrir mais

Nancy Etcoff, professora de psicologia da Escola de Medicina de Harvard, afirmou que existem estudos que indicam que quando alguém sorri consegue relaxar e sentir-se mais seguro. O humor melhora quando sorrimos. Por isso, tente, e veja se é realmente verdade.

© Shutterstock

Assuma o bem

Quando entramos num local repleto de pessoas que não conhecemos, é comum que fiquemos nervosos. Os pensamentos são muitas vezes de ‘aquelas pessoas não vão gostar de mim’. Tente não fazer isso, não assuma que as pessoas que não conhece não vão gostar de si, mas sim o contrário. Tome por garantido que as pessoas vão à partida gostar e isto fará com que se sinta mais confiante e ande de cabeça erguida.

© Shutterstock

Olhe nos olhos

A atitude de uma pessoa confiante é olhar as outras nos olhos. Por muito que isto lhe possa custar, o olhar é uma arma poderosa.

© Shutterstock

Afaste-se do espelho

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, passar muito tempo ao espelho pode tornar as pessoas menos confiantes. O ideal é utilizar o espelho para retocar o visual e não o tornar um hábito constante.

© Shutterstock

Encontre algo positivo

Mesmo que olhe regularmente ao espelho, encontre algo positivo para admirar em relação a si.

© Shutterstock

Aceite os erros

Errar é humano, por isso é necessário saber aceitar os erros e saber que eles acontecem de forma ocasional. O objetivo é entender onde errou e superar-se enquanto pessoa e não deixar que isso o desmotive.

© Shutterstock

Exercício

Praticar algum tipo de exercício físico ajuda qualquer pessoa a sentir-se melhor em relação ao próprio corpo, para além de ser bom para a sua mente também.

© Shutterstock

Escreva sobre as coisas boas

É muito fácil nos lembrarmos do que fizemos de mal e esquecermos de tudo aquilo que fizemos de bem. Por isso, deixe escrito todas as suas conquistas e coisas que fez bem. Desta forma, a insegurança que tem em relação a si irá reduzir.

© Shutterstock

Converse

Conversar ajuda qualquer pessoa a sentir-se melhor em relação a si própria.

© Shutterstock

Faça aquilo de que gosta

Pode parecer clichê, mas dedicar alguma parte do seu tempo a uma tarefa que realmente gosta de fazer traz confiança e bem-estar

© Shutterstock

Aprender algo novo

Aprender alguma coisa nova, seja aprender uma língua diferente, aprender a cozinhar ou aprender a tocar um instrumento, poderá trazer-lhe confiança.

© Shutterstock

Tenha uma boa postura

De acordo com um estudo da Universidade do Estado de Ohio, corrigir a postura aumenta não só a saúde das suas costas como lhe dará uma imagem mais positiva de si mesmo.

© Shutterstock

Pare de pedir desculpa

Desculpar muito traz insegurança. Deixe de dizer desculpa quando não é necessário e verá como a sua confiança vai melhor.

© Shutterstock

Meditar

De acordo com um estudo da Universidade da Carolina do Norte, as pessoas que meditam até cinco vezes por semana têm uma melhor autoestima e confiança.

© Shutterstock

Ajudar os outros

A realidade é que dar é sempre melhor do que receber, e ajudar os outros sem pedir nada em troca é algo que aumenta a autoestima de qualquer pessoa. Para isso, pode juntar-se a vários projetos de voluntariado e ajudar quem mais precisa.

© Shutterstock

Superar obstáculos

Completar uma tarefa que lhe parece impossível, como conseguir correr uma maratona ou simplesmente executar algo que lhe provoque medo, vai deixá-lo mais forte, mas também com mais confiança.

© Shutterstock

Arranje-se

Pode parecer óbvio, mas uma ida ao barbeiro, ao cabeleireiro ou a um salão de beleza, ajuda qualquer pessoa a sentir-se renovada e, como consequência, melhor consigo mesma.

© Shutterstock

Conheça-se

Muitas vezes, o nosso maior inimigo somos nós próprios. É importante que se conheça e saiba aquilo de que gosta e aquilo de que não gosta. Saiba as suas limitações, os seus medos, as suas frustrações e conheça também aquilo que o deixa feliz. Desta forma, a sua confiança será maior porque tem consciência de si mesmo.

© Shutterstock

Tenha princípios

Saiba quais sãos os seus princípios e siga-os sem deixar que os outros o façam quebrar aquilo em que acredita.

© Shutterstock

Fale mais devagar

A forma como fala pode dizer muito sobre si e uma pessoa que mostra confiança e autoestima fala sempre de uma forma mais pausada e sem pressas. 

© Shutterstock

Caminhe em pequeno passos

É importante delimitar um pequeno objetivo e concretizá-lo. Não precisa de ser algo grandioso, apenas uma coisa simples que consiga completar. Irá sentir-se bem consigo e quantos mais pequenos objetivos completar, cada vez melhor se irá sentir.

© Shutterstock

Procure ajuda profissional

Se não sentir que é capaz de mudar a sua autoestima sozinho, poderá procurar uma terapeuta. A terapia cognitiva comportamental ajuda qualquer pessoa a lidar com pensamentos negativos e como lidar com emoções de forma mais saudável.

© Shutterstock

Encontre pessoas positivas

Se tem pessoas que são tóxicas na sua vida e apenas o fazem sentir mal, corte-as por completo. É importante rodear-se com pessoas que são mais positivas não só para si mas mesmo em relação a elas próprias.

© Shutterstock

Uma dieta saudável

Uma dieta saudável vai ajudá-lo não só a sentir-se melhor e a estar mais saudável, como terá mais energia e essa energia pode ser convertida em autoestima. Uma pessoa sem energia raramente tem um psicológico saudável.

© Shutterstock

Você é quem é

A realidade é que muitas vezes tentar mudar pode não ser a melhor escolha. Cada pessoa é como é, e se tentar mudar isso para agradar alguém ou tentar copiar os outros, irá perceber mais tarde ou mais cedo que esse não é o caminho certo e que a felicidade e a confiança não se conquistam dessa forma.

© Shutterstock

Lifestyle Dicas 07/02/18 POR Notícias Ao Minuto


A autoestima faz parte do bem-estar de cada um, não fosse a responsável pela capacidade de auto-valorização e pela confiança que a pessoa tem em si mesma. Mas para que a autoestima esteja assegurada é preciso muito mais do que motivação e certeza, é preciso ‘eliminar’ todos os gatilhos que promovem o mal-estar e encontrar forças nos pequenos momentos e gestos.

PUB

Se quer melhorar a sua autoestima e ser uma pessoa mais feliz, confiante e de bem com a vida, então clique nas imagens acima e veja tudo o que pode fazer.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 17 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 19 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 19 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 17 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 18 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 19 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 16 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 14 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 10 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 18 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida