Escritos de Rocha Loures sugerem ação pró-impeachment de Dilma

Material consta em bloco de anotações encontrado na casa do ex-assessor de Michel Temer, durante a operação Patmos, realizada no ano passado, e que tem o presidente como um dos alvos

© Brizza Cavalcante / Agência Câmara

Política Investigação 06/02/18 POR Notícias Ao Minuto

Um caderno de anotações apreendido na casa do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, que foi também assessor do presidente Michel Temer, pode conter indícios do que seria uma articulação em torno do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

PUB

O material foi encontrado durante o cumprimentos de mandado de busca, em maio do ano passado, na operação Patmos, desdobramento da Lava Jato. A ação foi conduzida pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF).

Na capa do bloco de anotações há um recado, de acordo com informações da coluna Expresso, de Época: em caso de perda, recompensa-se com R$ 200. Atualmente, Rocha Loures é monitorado por tornozeleira eletrônica, depois de ter sifdo flagrado pela PF recebendo, em São Paulo, uma mala com R$ 500 mil que seriam dinheiro de propina, repassado pelo grupo J&F.

A operação Patmos foi desencadeada a partir da delação premiada de executivos do grupo empresarial comandado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista. Seus principais alvos incluem o presidente da República, Michel Temer (PMDB), e o senador Aécio Neves (PSDB).

+ Geddel: 'Amigos de longa data me lançaram no vale dos leprosos'

O bloquinho foi anexado aos documentos que integram o processo, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Nele, foram encontradas anotações datadas de 2015 e 2016, quando Rocha Loures ocupava o cargo de assessor de Temer, ainda vice-presidente.

Nomeações de apadrinhados políticos, verbas do orçamento para satisfazer a base aliada e reuniões com empresários estão entre as anotações feitas no caderno. Mas o que chamou a atenção dos investigadores, ainda conforme a coluna Expresso, foram trechos que sugerem uma estratégia pró-impeachment de Dilma.

Listadas como "ações" a serem realizadas, aparecem os tópicos: "Distribuir folhetos base" com os dizeres "Vamos ajudar deputado a decidir. Ele está indeciso"; "Trabalho junto aos prefeitos e doadores"; "Anúncio pago em jornal interior"; ou "Faixa na frente casa – Aqui tem um deputado indeciso => raio de 1 km da casa".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 13 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 20 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 20 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 20 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 20 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 19 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 13 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda