Governo dos EUA paralisa pela segunda vez no ano

Apenas atividades essenciais continuam em andamento

© Leah Millis/Reuters

Mundo aprovação 09/02/18 POR Folhapress

O governo dos Estados Unidos foi paralisado pela segunda vez no ano, na madrugada desta sexta (9), diante do desacordo sobre a aprovação do orçamento federal. Sem a lei orçamentária, a administração de Donald Trump não pode fazer despesas e os órgãos federais deixam de funcionar, no que é chamado, em inglês, de shutdown. Apenas atividades essenciais continuam em andamento.

PUB

A votação da lei emperrou nesta madrugada, diante da oposição de um único senador, e republicano: Rand Paul. Ele se disse preocupado com o aumento da dívida pública com a proposta, e pediu que fosse votada uma emenda sobre o tema. Na prática, a medida obstruiu a votação.

Por volta das 2h de Brasília (23h em Washington), o Senado decretou recesso, consolidando o shutdown. O Congresso tinha até a meia-noite de sexta (3h em Brasília) para aprovar a lei e evitar a paralisação.

"Eu quero que as pessoas se sintam desconfortáveis. Eu quero que elas respondam: Como é que vocês eram contra os deficits do presidente Barack Obama e agora vocês apoiam deficits republicanos?", discursou Paul.

No dia anterior, os senadores haviam chegado a um acordo bipartidário que definiria o orçamento pelos próximos dois anos. Democratas e republicanos comemoraram a proposta, que tirou de pauta temas polêmicos como a imigração, que dividia o congresso, a fim de atingir um consenso.

+ Cientistas desenvolvem óvulos humanos em laboratório pela primeira vez

Mas a lei estabelece despesas adicionais de US$ 400 bilhões no período, a fim de contemplar reivindicações tanto de republicanos (em especial, programas militares) quanto de democratas (em políticas domésticas). Houve oposição à ideia, e de ambos os partidos.

CRÍTICAS

Do lado republicano, a crítica principal era sobre o aumento de gastos. Republicanos são críticos do aumento da dívida pública, e fizeram forte oposição aos deficits fiscais do governo Obama. Do lado democrata, a maior oposição vem da Câmara, onde a líder Nancy Pelosi disse que não aceitaria um acordo que não contemplasse o destino dos dreamers, jovens imigrantes que chegaram crianças aos EUA e que estão sob ameaça de deportação. Ela chegou a ficar oito horas discursando no plenário da Casa na quarta (8), a fim de atrasar o debate.

O Senado ainda faria uma nova tentativa de votação da lei ao longo da madrugada. Apesar da obstrução de Paul, a expectativa é que ela fosse aprovada com folga na casa, em função do acordo bipartidário costurado nesta semana. A coisa deve ser mais complicada na Câmara, que também precisa aprovar o orçamento na sequência. Deputados foram alertados para se prepararem para o voto durante a madrugada ou de manhã cedo. Caso a lei seja aprovada nas duas casas ainda nas primeiras horas desta sexta, o governo poderá retomar as atividades.

É a segunda vez que a gestão de Trump enfrenta um shutdown no mês passado, o governo ficou paralisado durante três dias, e só voltou a funcionar por causa de um acordo temporário sobre o orçamento, que expirou nesta sexta (9). Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 9 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 16 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 16 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 16 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 17 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 16 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda