Como é viver no espaço? Conheça algumas curiosidades fascinantes

Saiba como vivem os astronautas nas estações espaciais. Você pode se surpreender!

Como é viver no espaço? Conheça curiosidades fascinantes!

Ficou curioso? Então conheça algumas curiosidades sobre a rotina dos astronautas!

© iStock/Getty Images

Fraldas

Durante as caminhadas espaciais, os astronautas têm de usar fraldas especiais chamadas MAGs. (Cobertura de Máxima Absorção). Este tipo de fralda aguenta até dois litros de líquidos.

© iStock/Getty Images

Não prender a respiração

Se algum astronauta for exposto ao vácuo espacial sem a roupa especial, ele não pode prender a respiração. Isto porque a descompressão súbita pode fazer com que os pulmões rompam.

© iStock/Getty Images

Doenças no espaço

Cerca de 80% de todos os astronautas ficam doentes no espaço. Vômitos, tonturas e náuseas são alguns dos sintomas que geralmente duram entre dois a três dias.

© iStock/Getty Images

Temperar comida no espaço

Para os temperos não voarem pra todo lado nas naves espaciais, os astronautas usam sal e pimenta especiais líquidos para colocar na comida.

© iStock/Getty Images

Ventilação adequada

É crucial para qualquer astronauta ter uma boa ventilação durante o sono. Isto porque o ar quente não se propaga no espaço o que leva à formação de uma bolha de gás carbônico que pode deixar os astronautas privados de oxigênio.

© iStock/Getty Images

Ritmo cardíaco

O ritmo cardíaco diminui no espaço, o que pode ser muito perigoso. No entanto, os astronautas fazem exercício físico durante várias horas para conseguir manter o coração em pleno funcionamento.

© iStock/Getty Images

Como cortar o cabelo no espaço?

Quando os astronautas passam vários meses no espaço, eles precisam cortar o cabelo. Como é que fazem? Eles precisam de uma máquina com um tubo a vácuo para evitar que os cabelos fiquem flutuando na nave.

© iStock/Getty Images

Pés que descamam

Como num ambiente com baixa gravidade os astronautas não precisam andar para se mover, a pele dos pés começa a amolecer e a descamar. Quando tiram as meias, eles precisam ter muito cuidado para que as células mortas da pele não fiquem espalhadas pela cabine.

© iStock/Getty Images

Não roncam

Em 2001 foi realizado um estudo que mostra que os astronautas que roncavam na Terra, conseguem dormir no espaço sem fazer qualquer tipo de barulho.

© iStock/Getty Images

Preparação

Antes de uma caminhada espacial, os astronautas vestem suas roupas espaciais várias horas antes de sair para as missões. Isto para que consigam se adaptar ao oxigênio puro da roupa e para se preparar para o trabalho que os espera.

© iStock/Getty Images

Nascer do sol várias vezes

O sol nasce a cada 90 minutos para quem está na Estação Espacial Internacional. Ela orbita a terra a uma distância de 27.500 km, o que faz com que os astronautas vejam o sol nascendo 16 vezes num único dia.

© iStock/Getty Images

Tesouras

A tesoura é um dos objetos mais importantes no espaço. Isto porque todos os alimentos são embrulhados e difíceis de abrir.

© iStock/Getty Images

Refrigerantes

Beber refrigerantes no espaço é muito perigoso, pois o gás dessas bebidas não são expelidos no espaço como são na Terra. O que pode causar efeitos colaterais bastante adversos.

© iStock/Getty Images

Música

O Centro de Controle da Missão - entidade que gere as atividades dos voos e veículos aeroespaciais a partir da Terra - toca uma música escolhida de acordo com os gostos de cada astronauta para os acordar.

© iStock/Getty Images

Lágrimas

As lágrimas não escorrem pelo rosto como acontece na Terra. No espaço, elas forma bolhas ao redor dos olhos.

© iStock/Getty Images

Impossível escorrer água

Fazer escorrer água de um pano é uma tarefa impossível. Os líquidos ficam na superfície externa do pano quando é torcido devido à falta de gravidade.

© iStock/Getty Images

Pousar na Terra

Vários astronautas relatam ter várias dificuldades em mexer os braços e as pernas depois de aterrisarem no nosso planeta novamente. Este fenômeno é conhecido como 'Segundo Nascimento'.

© iStock/Getty Images

Tortilhas

Para evitar que as migalhas flutuem no espaço, os astronautas não usam pão, mas sim tortilhas.

© iStock/Getty Images

Ver a Terra

As atividades humanas podem ser vistas do espaço facilmente, assim como algumas zonas poluídas, luzes das cidades durante a noite e explosões provocadas pela extração de gás natural.

© iStock/Getty Images

Banheiro

Como não existe gravidade suficiente para manter os líquidos fluindo para baixo, os astronautas requerem horas de prática para saber utilizar o banheiro de uma nave no espaço. Eles têm de ficar presos com cintos e é um procedimento que requer muita experiência para evitar 'desastres'.

© iStock/Getty Images

Escovar os dentes

Para se livrarem da pasta de dentes depois de escovarem os dentes, os astronautas são obrigados a engoli-la.

© iStock/Getty Images

Cortar as unhas

Cortar as unhas no espaço é algo perigoso. Isto porque os pequenos pedaços da unha podem flutuar no espaço e machucar os olhos de alguém. Eles têm de cortar as unhas perto de uma conduta onde o ar é sugado.

© iStock/Getty Images

Lazer

Aqueles que trabalham na estações espaciais também têm direito a dias de descanso e fins de semana. Eles usam o tempo livre para ler, relaxar e tirar fotografias espaciais.

© iStock/Getty Images

Lavar a roupa

Lavar a roupa no espaço é uma tarefa impossível, pois gastaria muita água. Os astronautas tentam usar a mesma roupa o maior tempo possível. Depois de as usarem, elas são colocadas fora com o resto do lixo que vai queimar na atmosfera, antes de voltar para a Terra.

© iStock/Getty Images

Sacos de dormir

Além de não utilizarem camas normais, os astronautas têm de dormir num saco especial, preso na parede.

© iStock/Getty Images

Crescer no espaço

No espaço, a coluna vertebral de qualquer humano fica mais esticada e direita porque a gravidade deixa de exercer pressão. Alguns astronautas chegam a ganhar até sete cm de altura quando voltam à Terra.

© iStock/Getty Images

Deixar cair coisas

Depois de voltarem, vários astronautas confessam que deixam cair vários objetos no chão por estarem habituados à pouca gravidade espacial.

© iStock/Getty Images

Fotografias incríveis

Um dos grandes hobbies de muitos dos astronautas que vivem nas estações espaciais é tentar conseguir as fotografias mais incríveis do espaço e da Terra. Eles utilizam grandes tele objetivas para conseguir obter todos os detalhes das estrelas e do nosso Planeta.

© iStock/Getty Images

Tech Vida 26/02/18 POR Notícias Ao Minuto


Viver no espaço pode ser entediante? Não, nada disso! A falta de gravidade, os impedimentos e as regras que um astronauta tem de adotar para viver sobre as estrelas é bem diferente do que vivemos aqui na Terra! Ficou curioso?

PUB

Então conheça algumas curiosidades sobre a rotina dos astronautas!

Leia Também: Novo submarino da NASA permitirá explorar mares espaciais

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula