Chefe de gabinete de Trump está disposto a renunciar, diz jornal

O general John Kelly está com o cargo em risco

© Jonathan Ernst/Reuters

Mundo Notícias 10/02/18 POR Folhapress

Chefe de gabinete do presidente Donald Trump e uma das maiores autoridades da Casa Branca, o general John Kelly está com o cargo em risco. Segundo o jornal "The New York Times", Kelly afirmou nessa sexta (9) que estaria disposto a renunciar, dias após o afastamento de um alto assessor da Casa Branca, Rob Porter, acusado de agredir duas ex-mulheres.

PUB

As agressões, denunciadas à polícia e documentadas em fotos, chocaram a equipe e até mesmo o presidente, que ficaram surpreendidos com a notícia. Parte da equipe responsabiliza o chefe de gabinete por não ter informado a situação de Porter, demitindo o assessor antes que o caso viesse à tona.

As acusações contra ele, que afirma ser inocente, constrangeram a Casa Branca, em especial num momento em que denúncias de assédio sexual e violência contra mulheres têm ganhado destaque nos EUA como parte do movimento #MeToo.

Para alguns membros do governo, Kelly não foi transparente na forma como lidou com o caso. As acusações contra Porter foram reportadas ao FBI, mas o chefe de gabinete disse que não tinha detalhes sobre elas. Porta-vozes da Casa Branca chegaram a defender Porter e seu desempenho à frente do cargo, e só depois tiveram conhecimento da gravidade das suspeitas.

+ Líder social-democrata abdica de cargo em governo Merkel

O caso Porter não é o único que pesa na balança de Kelly, porém. As relações do presidente com o general aposentado, que assumiu o posto em julho passado, andam deterioradas. Assessores afirmam que Trump tem se queixado de Kelly. O portal Axios noticiou que o republicano estaria inclusive sondando possíveis substitutos para o cargo.

O general criticou Trump em reunião recente com congressistas, dizendo que nem tudo o que se falava na campanha era possível, e que a promessa do muro na fronteira com o México, por exemplo, era mal informada.

Isso não quer dizer, porém, que sua saída seja iminente ou mesmo provável. Outros membros do governo Trump, como Rex Tillerson (secretário de Estado), também já passaram por más fases no relacionamento com o presidente e ainda assim permanecem no cargo. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 20 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 23 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 22 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 22 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 21 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 23 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 23 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 22 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 23 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor