PF alerta sobre ação do tráfico e de milícias nas eleições de 2018

No entanto, nenhuma investigação foi iniciada para identificar suspeitos e prevenir a interferência do crime nas urnas

© Sumaia Villela/ Agência Brasil

Política relatório 11/02/18 POR Notícias Ao Minuto

A Polícia Federal entregou um relatório ao Ministério da Justiça, no qual alerta sobre os riscos de parcerias entre políticos e chefes do narcotráfico para as eleições deste ano, especialmente no Rio de Janeiro.

PUB

De acordo com a reportagem do jornal O Globo, o documento foi encaminhado na última semana, seis meses após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitir o mesmo alerta.

No entanto, embora haja diagnósticos oficiais, nenhuma investigação foi aberta para identificar suspeitos e prevenir a interferência do crime nas urnas.

A publicação destaca que, no Rio, não há procedimentos de investigação abertos na Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-RJ) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) sobre a influência dos criminosos nas 19 áreas mapeadas pelo TSE, que colocam mais de 1,1 milhão de votos sob a custódia de milícias e facções criminosas.

No relatório encaminhado ao ministro Torquato Jardim, a PF refere que "além do risco de criminosos elegerem um representante direto, há o perigo destas organizações interferirem para impedir a campanha de candidatos que não sejam apoiados por traficantes e milicianos".

Jardim admitiu que não foram iniciadas investigações na PF para apurar a influência do crime organizado. O ministro aalegou ainda que o maior risco se dá sobre o sistema de financiamento eleitoral, concentrado hoje em doações de pessoas físicas. " Há, sim, preocupação com o crime organizado pela sua capacidade de mobilização e de inibição de conduta diversa (nas áreas comandadas por eles). Agora, qual é a quantidade de votos que isso pode mobilizar? Ninguém sabe, ainda é uma especulação. Qual a possibilidade de eficácia da ação deles? Ninguém sabe", afirmou.

+ Entenda polêmica sobre possível arquivamento de inquérito contra Temer

O ministro da Justiça também disse que, caso haja algum indício, a PF abrirá investigações. Por ora, os policiais estão “olhando com lupa" situações de risco identificadas em estados como Ceará, Amazonas e São Paulo, além do Rio.

“Até o momento, não foram identificados potenciais candidatos ao pleito eleitoral de 2018 que receberão apoio direto e específico de organizações criminosas"; “não há informação concreta de que integrantes de grupos/facções que atuam em tais modalidades criminosas estejam se articulando com o objetivo de interferir na eleições", afirmou Jardim.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 7 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 8 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 9 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 7 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia