Empresa espacial russa e Boeing poderão se tornar proprietárias da EEI?

Estação Espacial poderá virar um projeto privado

© pixabay

Tech Espaço 12/02/18 POR Notícias Ao Minuto

O jornal The Washington Post informou, citando fontes da NASA, que a administração estadunidense pretende transformar a Estação Espacial Internacional (EEI) em um projeto privado atraindo grandes empresas. Especialista acredita que a empresa estadunidense Boeing e a companhia espacial russa S7 poderão se tornar no futuro coproprietários da EEI.

PUB

Anteriormente, a edição The Verge comunicou que os Estados Unidos deixarão de financiar o projeto da EEI após 2024.

Segundo Andrei Ionin, especialista da Academia Russa de Cosmonáutica, o projeto da EEI deveria chegar ao fim um dia, especialmente agora, quando o principal investidor do programa, os EUA, tem outro objetivo para financiar — o programa lunar.

"Mesmo o orçamento da NASA não pode sustentar estes dois programas ao mesmo tempo. Por isso os EUA avisaram com antecedência sobre a intenção de terminar o financiamento por volta de 2024", comentou Ionin.

+ Mudanças no Facebook podem favorecer 'noticías falsas'

Agora, Washington, como investidor principal, tem duas opções: afundar a EEI ou encontrar investidores privados, que possam financiar parcialmente o funcionamento da estação. Os Estados Unidos escolheram a segunda, pois é mais prática.

"Que me perdoe Elon Musk [dono da empresa aeroespacial SpaceX], mas no momento há apenas uma grande empresa capaz de 'puxar' este projeto do ponto de vista financeiro. É a Boeing", explicou, acrescentando que podem aparecer outras companhias interessadas no projeto e então a Boeing encabeçaria a cooperação.

Quanto a propostas russas, o especialista indicou a empresa espacial russa S7 Space, que possui o cosmódromo flutuante Sea Launch. Anteriormente, a S7 Space propôs criar com base na parte russa da EEI um hub orbital que serviria de plataforma de carga intermediária para realizar voos à Lua. Tal projeto, segundo Ionov, permitiria reduzir as despesas com voos interplanetários.

No entanto, avança, a transformação da EEI em um projeto privado depende das decisões dos países-participantes do programa, em primeiro lugar da Rússia e EUA, além dos parceiros europeus.

"É importante que a Rússia já tem uma proposta de uma grande empresa. É uma boa proposta porque, caso seja concretizada, a estação se tornará uma plataforma importante para voos ao espaço longínquo e não apenas uma atração para turistas ricos", concluiu. Com informações do Sputnik.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 14 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 12 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

tech Espaço Há 14 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 13 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

fama Bastidores da TV Há 12 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 11 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon