Museu Egípicio de Turim é criticado por dar descontos a árabes

Em comunicado, o partido "Irmãos da Itália" ameaçou o diretor do museu

© Stefano Rellandini/REUTERS

Cultura Itália 12/02/18 POR Ansa

O diretor do Museu Egípcio de Turim, Christian Greco, foi alvo de críticas nesta segunda-feira (12) dos partidos da extrema-direita da Itália após promover uma iniciativa para dar descontos aos casais provenientes de países árabes ou que falam este idioma.   

PUB

Em comunicado, o partido "Irmãos da Itália" ameaçou o diretor do museu. No texto, representantes dizem que se chegarem ao Governo vão apresentar um sistema de escolha dos dirigentes dos diferentes departamentos de Cultura do país.   

+  Em comunicado, o partido "Irmãos da Itália" ameaçou o diretor do museu.

Segundo a mensagem, a medida vai "garantir a transparência e o mérito e não a filiação ideológica". A declaração foi interpretada como a decisão de demitir Greco, caso a extrema-direita seja eleita, embora o museu Egípcio não seja estatal e o seu diretor não seja designado pelo ministério da Cultura.   

Este é mais um protesto da direita italiana em meio à campanha eleitoral para o pleito geral que acontecerá no dia 4 de março. Em meio à polêmica, representantes do Ministério expressaram solidariedade ao diretor e o próprio ministro, Dario Franceschini, elogiou "a sua experiência e independência". Já o ex-primeiro-ministro e secretário-geral do Partido Democrata (PD) Matteo Renzi também se expressou e disse ter ligado para Greco.

Por sua vez, o secretário-geral da Liga Norte, Matteo Salvini, afirmou que não compreendia "porque um museu tem que dar aos imigrantes preços com desconto" e qualificou a iniciativa de "racista contra os italianos". Na sexta-feira passada, a líder do partido Irmãos da Itália, Giorgia Meloni, organizou uma concentração diante do Museu Egípcio de Turim, o segundo em importância só atrás do que tem no Cairo, como protesto perante a iniciativa de descontos.   

Meloni assegurava que a medida se tratava de uma iniciativa "racista contra os italianos". Durante o protesto, o diretor do museu saiu à rua para dialogar com Meloni e defender o que considerou uma ideia para demonstrar que "a cultura é universal".    Este é o segundo ano em que o Museu propõe esta iniciativa "Sorte de quem fala árabe", que durará até 31 de março e que prevê uma entrada grátis aos casais que demonstrem falar árabe. Com informações da Ansa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula