Já é possível reciclar pele eletrônica, revelam criadores da e-skin

A pele eletrônica é um material artificial fino que desempenha as funções da pele humana graças a uma grande variedade de sensores em sua estrutura

© Tyrone Siu/Reuters

Tech pesquisa 13/02/18 POR Notícias Ao Minuto

Especialistas da Universidade do Colorado em Boulder criaram uma pele eletrônica que é capaz de se curar caso venha a sofrer danos. A Sputnik Internacional conversou com Jianliang Xiao, coautor da pesquisa, sobre a criação impressionante.

PUB

A pele eletrônica, conhecida como e-skin (e-pele), é um material artificial fino que desempenha as funções da pele humana graças a uma grande variedade de sensores em sua estrutura. Os sensores são capazes de distinguir pressão, temperatura, humidade e até mesmo fluxos do ar. Com tais capacidades, e-skin poderia ser usada tanto em robôs como em próteses humanas. 

Alguns materiais semelhantes estão sendo desenvolvidos por todo o mundo, mas a criação da Universidade do Colorado em Boulder, EUA, possui característica única: ela é reciclável. Em caso de dano severo, o material pode ser liquefeito e depois moldado novamente.

Jianliang Xiao, professor assistente da universidade que encabeça o estudo, explicou como funciona esse milagre tecnológico. "Imagine um robô segurando um bebê assim como fazem os pais da criança, então certamente você espera estar seguro de que o robô sinta quando ele aperta com força a criança para não feri-la", disse.

+ A Terra é plana? Veja o que aconteceria se realmente fosse

Ele também sugeriu que tal robô babá possa usar sensor de temperatura para verificar se o bebê está com febre ou não. Além do mais, a nova pele melhorará os mecanismos de próteses, bem como possibilitará ao usuário humano o contato tátil, que não é oferecido pelas próteses atuais. 

De acordo com a informação publicada no site da universidade, "a e-skin pode ser facilmente ajustada nas curvas do corpo, como em braços humanos ou em mãos de robôs, aplicando calor moderado e pressão sem introduzir estresse em excesso".

Xiao revela a inovação do produto revolucionário: a nova pele é capaz de se curar de qualquer dano. E se a pele for danificada depois do reparo, pode ser reciclada mais vezes. A e-skin é feita de uma rede dinâmica de polímeros com partículas de prata. Um pedaço da e-skin, produzido especificamente para exibição, custou cerca de dez dólares (32 reais). Quanto à compra do produto, Xiao disse que vai levar alguns anos. Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula