Prefeitura do Rio demora a interditar ciclovia que caiu após temporal

O Rio está em estado de atenção após ter registrado fortes chuvas desde a noite de quarta

© Tomaz Silva/Agência Brasil

Brasil Providência 15/02/18 POR Folhapress

A Prefeitura do Rio demorou cerca de duas horas para interditar por completo a ciclovia Tim Maia, que liga o Leblon, na zona sul, à Barra, zona oeste. Um trecho em São Conrado desabou no início da manhã desta quinta-feira (15). O Rio está em estado de atenção após ter registrado fortes chuvas desde a noite de quarta e que continuaram durante a madrugada. Ao menos três pessoas morreram em razão das chuvas.

PUB

+ Três cidades paulistas decretam estado de emergência após temporais

Não houve feridos no desabamento da ciclovia, o segundo desde a sua inauguração em 2016. A demora na interdição fica evidente quando analisados os horários de alertas sobre o assunto enviados pelo Centro de Operações da Prefeitura. Pouco antes das 7h, o COR divulgou que um trecho da ciclovia havia desabado e que equipes da Defesa Civil municipal estariam a caminho.

Somente às 8h42, a ciclovia teve toda sua extensão interditada. Nesse intervalo, ciclistas chegaram a circular em partes da pista que ficaram de pé.

A ciclovia Tim Maia liga a zona sul à zona oeste. A pista segue o trajeto da orla e parte significativa está instalada sobre uma estrutura suspensa ao lado do mar. O trecho que desabou nesta manhã fica na praia de São Conrado, onde o chão sob a pista cedeu e a parte da estrutura colapsou.

A ciclovia já havia sofrido com desabamento, mais grave, em abril de 2016, menos de três meses após a inauguração em janeiro daquele ano. A ideia era que a ciclovia fosse utilizada no período da Olimpíada, mas teve que ser interditada depois que parte da estrutura desabou, matando duas pessoas.

O trecho que caiu na ocasião fica próximo à avenida Niemeyer. Fortes ondas provocadas por uma ressaca atingiram a ciclovia de baixo para cima, fazendo com que a pista se descolasse da estrutura de sustentação. Perícia na época mostrou que a pista não estava aparafusada corretamente na estrutura, que não aguentou o impacto das ondas.

Devido ao desastre, a ciclovia ficou interditada e não pôde ser utilizada no período dos Jogos Olímpicos, que ocorreram em junho de 2016. Com sete quilômetros de extensão, a ciclovia custou R$ 44,7 milhões.Ela ganhou o nome de Tim Maia porque o projeto original pretendia ligar do Leme (Copacabana) ao Pontal (Recreio dos Bandeirantes), como a célebre música do cantor. A ciclovia tem uma das vistas mais bonitas do Rio, por estar de frente para o mar, e vinha sendo utilizada por cariocas para pedaladas e corridas.

No dia em que desabou, a despeito da ressaca, o local tinha grande circulação de cariocas e turistas em razão do dia de forte sol que fazia. A ciclovia chegou a ficar interditada por 17 meses e foi reaberta por completo somente em setembro do ano passado. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico