TSE arquiva representação do PT contra Huck, Faustão e Globo

Segundo a decisão do ministro Napoleão Nunes Maia Filho, como Huck não é candidato e afirmou ao TSE que não vai se candidatar neste ano, "não se afigura cabível o ajuizamento" do processo

© DR

Política Decisão 15/02/18 POR Folhapress

O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Napoleão Nunes Maia Filho decidiu extinguir, sem julgar, uma representação feita pelo PT contra a TV Globo e os apresentadores Luciano Huck e Fausto Silva por suposto abuso dos meios de comunicação e de poder econômico.

PUB

Segundo a decisão do ministro, desta quinta-feira (15), como Huck não é candidato e afirmou ao TSE que não vai se candidatar neste ano, "não se afigura cabível o ajuizamento" do processo "se não estiver em causa a análise de eventual abuso cometido em benefício de quem já possui a condição de candidato".

"Muito menos, como se pode concluir facilmente, de quem declara que não será candidato no pleito que se avizinha", escreveu Maia Filho.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que assinaram a representação enviada ao TSE, sustentaram que Huck e sua mulher, a também apresentadora Angélica, trataram da "promoção da pré-candidatura dele [Huck] através de artifícios (entrevista despretensiosa) que objetivam auferir dividendos eleitorais, afetando desde logo a isonomia entre os pré-candidatos" à Presidência, durante entrevista no Domingão do Faustão que foi ao ar em 7 de janeiro.

+ Huck anunciará desistência definitiva de candidatura nesta sexta

"Durante vários minutos, em rede nacional, discorreram acerca da necessidade dos brasileiros darem espaço para uma candidatura nova, diferente de tudo e de todos que aí se encontram, capaz de agregar novos valores à política e à vida nacional, de modo que somente através de candidaturas como a representada por Huck o país e as futuras gerações poderiam vislumbrar um futuro melhor", argumentou o PT.

O partido pediu que a Corregedoria caracterizasse o abuso de poder econômico e dos meios de comunicação da TV Globo e do apresentador Fausto Silva, e que Huck ficasse inelegível ou tivesse negado seu pedido de registro de candidatura, quando viesse a apresentá-lo ao tribunal.

"Inexiste, neste processo, qualquer elemento minimamente confiável que possa lastrear o pedido apresentado", decidiu Maia Filho.

Huck tem negado publicamente a intenção de se candidatar a presidente da República, embora tenha mantido conversas com grupos políticos.

Ao TSE a defesa do apresentador declarou que "em instante algum [Huck] apresentou-se como candidato, não indicou cargos políticos por ele pretendido, não pediu voto a quem quer que seja e reitera, como dito anteriormente, que não será candidato no pleito de 2018". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 23 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 2 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 23 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 16 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC 02/05/24

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 23 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

esporte Arábia Saudita 02/05/24

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens

fama MADONNA-CANTORA Há 17 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

economia INSS Há 22 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

fama Bruna Biancardi 02/05/24

Bruna Biancardi posta foto de quando era bebê e se compara a Mavie