Seul diz que diálogo entre EUA e Pyongyang ainda é possível

Acordo seria um sobro de esperança por dias de paz na península

©  REUTERS/Kim Hong-Ji 

Mundo abertura 15/02/18 POR Notícias Ao Minuto

O embaixador da Coreia do Sul em Moscou, Woo Yoon-keun, afirmou nesta quinta-feira que é possível que a Coreia do Norte e os Estados Unidos tenham um diálogo direto, o que seria um sobro de esperança por dias de paz na península.

PUB

+ Cinco fatos sobre o atirador da escola, o jovem Nikolas Cruz

"Vários deputados nos EUA, por exemplo, pensam que um diálogo com a Coreia do Norte deve ser estabelecido agora, então vejo possibilidades de diálogo entre a Coreia do Norte e os EUA", disse Woo a repórteres.

Ao mesmo tempo, o embaixador sul-coreano indicou que os EUA e o Japão vêem "as mudanças da posição atual da Coreia do Norte como resultado da pressão das sanções".

Woo explicou que "nos EUA, alguns destacam que o efeito das sanções está exposto", acrescentando que "é por isso que a Coreia do Norte tenta evitar sanções e está disposta a dialogar".

Os EUA e a Coreia do Norte formalmente se encontram em estado de guerra após o conflito militar na península, que durou entre 1950 e 1953 e que terminou com a assinatura de um armistício. Até hoje, Washington recusou propostas para assinar um tratado de paz com Pyongyang. De acordo com o Pentágono, os EUA mantêm aproximadamente 25 mil soldados na Coreia do Sul desde o final de setembro passado.

A Coreia do Norte, por sua vez, reforça há anos seu arsenal nuclear e balístico diante da "ameaça dos EUA", apesar das drásticas sanções do Conselho de Segurança da ONU.

Sem mísseis

O embaixador sul-coreano também falou sobre a possibilidade de implantação de novos componentes no sistema de defesa antimísseis dos EUA no país, o THAAD, que já se encontram na Coreia do Sul. De acordo com Woo, tal possibilidade não está no horizonte em Seul.

"Tanto quanto eu sei, não há planos para a implantação de [novos] componentes", disse o embaixador aos jornalistas. O embaixador acrescentou que "todos os planos para a implantação do sistema de defesa antimíssil dos EUA visavam a defesa contra a Coreia do Norte, e não dizem respeito à Rússia".  Com informações da Sputnik News Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 12 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 12 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 9 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 9 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 4 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Iraque Há 4 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá