Gentiloni e Merkel defendem 'nova fase' da União Europeia

Líderes de Itália e Alemanha se reuniram em Berlim

© REUTERS/Hannibal Hanschke

Mundo Alemanha 16/02/18 POR Notícias Ao Minuto

A chanceler alemã, Angela Merkel, recebeu nesta sexta-feira (16) em Berlim o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, e destacou a "nova fase" que a União Europeia está vivendo.

PUB

"Estamos em uma fase completamente nova. Também a Grécia fez progressos econômicos. Os países na União Europeia estão todos crescendo e o desemprego está diminuindo.

+ Atirador visitou duas lanchonetes após matar 17 em escola

O próprio Gentiloni explicou hoje a um jornal alemão como a situação italiana melhorou. Espero que não voltemos mais a fase anterior", disse Merkel aos jornalistas ao destacar o fim da crise econômica que atingiu a bloco desde 2008.

Segundo a líder do governo alemão, a chamada "Troika", formada pelo Banco Central Europeu (BCE), pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pela Comissão Europeia, "sempre definiu as condições" econômicas no passado e foi uma "maneira de encontrar uma estrada em comum para representar os interesses dos alemães e permitir a solidariedade". "E assim será sempre no futuro", acrescentou".

Por sua vez, o premier italiano destacou que "há uma fase de convergência econômica na Europa", que deve gerar oportunidades nos "próximos meses e nos próximos anos".

Gentiloni ainda aproveitou o momento para destacar a atuação dos italianos na redução da crise migratória para a Europa - e foi elogiado por Merkel.

"Graças ao nosso empenho, as redes de traficantes diminuíram a sua capacidade de recolher, diminuindo os desembarques, diminuindo os mortos no mar. E ainda foram aumentados os retornos voluntários assistidos na Líbia para os países de origem", destacou o primeiro-ministro.

Já a líder alemã destacou que "houve um colaboração muito próxima com a Itália sobre os imigrantes" e que as atividades de Roma durante esse período "foram importantíssimas e significativas". "Quero te agradecer com todo o meu coração, caro Paolo", acrescentou Merkel.

- Eleições:

Durante a coletiva de imprensa, Gentiloni foi questionado sobre as eleições que serão realizadas na Itália, no dia 4 de março.

"Depois do voto, será o presidente da República quem vai definir o rumo do país, mas a Itália terá um governo e acredito que será um governo estável", disse ainda Gentiloni. Segundo ele, "não há nenhum risco de que a Itália tenha um governo com posições populistas e anti-europeias".

Defendendo seu partido, Gentiloni ressaltou que "o único pilar possível para uma coalizão estável de governo" seria com a permanência do Partido Democrático guiando "um grupo de centro-esquerda".

Apesar de bastante disputada, segundo pesquisas eleitorais divulgadas hoje, o pleito de 4 de março deve ter vitória da centro-direita - que inclui o Força Itália de Silvio Berlusconi, o ultranacionalista Liga Norte e o Irmãos da Itália. No entanto, a coalizão de centro-esquerda, que conta com o PD, deve ser a segunda força política no Parlamento.

Porém, por diversas vezes, Berlusconi afirmou que se seu bloco não conseguir eleger um premier, o país deve ir às urnas novamente "e manter Gentiloni" no cargo interino. Além disso, os levantamentos eleitorais mostram que o atual premier é o político "mais confiável" do país ao lado do presidente Sergio Mattarella. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 20 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 19 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 23 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 18 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 19 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 22 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 19 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 21 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes