Luta contra queda no Gauchão vira real e Grêmio precisa de 50%

Depois da estreia no grupo 1 da Libertadores, o Grêmio visita o Juventude, em 4 de março

© LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Esporte má fase 18/02/18 POR Folhapress

A quinta derrota do Grêmio no Campeonato Gaúcho transformou a luta contra o rebaixamento em fato. Com míseros quatro pontos, o Tricolor precisa de duas vitórias nas quatro rodadas finais da primeira fase para evitar um cenário surreal: cair no estadual quatro meses depois de vencer a Libertadores pela terceira vez.

PUB

Se a conta em si pode não dar tanta dor de cabeça, o contexto transforma tudo. Em meio aos jogos finais no Gauchão, o Grêmio decide a Recopa Sul-Americana e estreia na Libertadores. Ou seja, terá de rodar o elenco e depender de reservas e jovens.

O uso deste expediente é um dos motivos para a campanha tão ruim do clube. Finalista do Mundial de Clubes, em Abu Dhabi, o Grêmio saiu de férias em 18 de dezembro e voltou um dia após a primeira rodada do Gauchão. Para iniciar o estadual, o Tricolor botou o chamado 'time de transição' em campo. A equipe B atuou nas quatro partidas iniciais e conseguiu no máximo um empate.

Essa herança do time de transição tem pesado nos cálculos do elenco principal, que estreou com derrota diante do Cruzeiro-RS e venceu o Brasil-PEL na sequência. O revés para o Veranópolis, com escalação reserva, teve efeito nefasto na campanha e piora a projeção de futuro.

Na quarta-feira, recebe o Independiente-ARG no segundo jogo da Recopa. Qualquer vitória garante o título ao Grêmio, que na primeira partida empatou em 1 a 1 fora de casa. A conquista pode eliminar qualquer crítica ao desempenho no estadual e até desfecho negativo.

"O Grêmio, em primeiro lugar, busca os títulos mais importantes. Se der, e eu continuo acreditando no meu grupo, vamos brigar pelo Campeonato Gaúcho. Se não der, paciência. O Grêmio é grande, busca títulos grandes", disse Renato Gaúcho.

Três dias depois da decisão, o Grêmio recebe o Novo Hamburgo em um confronto direto. Campeão estadual no ano passado, a equipe do Vale dos Sinos ainda não venceu. O clube já sabe que não poderá usar força máxima, pois na terça-feira seguinte estreia na Libertadores contra o Defensor-URU, em Montevidéu.

+ Estaduais: decisão no Rio, clássicos pelo Brasil e muito mais; confira

"Sábado vai jogar o time reserva, já digo aqui. Nós somos humanos, quarta-feira temos um jogo. E na próxima terça-feira tem estreia na Libertadores. Para usar o mesmo time nesses três jogos só se eu botar robôs ali. Não dá", avisou o treinador.

Depois da estreia no grupo 1 da Libertadores, o Grêmio visita o Juventude, em 4 de março. O time de Caxias do Sul também não faz grande campanha e precisa pontuar para eliminar risco de queda e se aproximar de vaga às quartas de final. No dia 7 o Tricolor recebe o São Paulo-RS, outro adversário direto na ponta debaixo da tabela. E na última rodada ocorre o Gre-Nal, no estádio Beira-Rio. (Folhapress)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Brasil Há 22 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech WhatsApp Há 23 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Bastidores da TV Há 22 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Brad Pitt Há 22 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

lifestyle Sono Há 23 Horas

Nutricionista recomenda seis alimentos para uma boa noite de sono

esporte Real Madrid Há 19 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

justica Charqueada Há 23 Horas

Corpo de adolescente é encontrado em área de mata no interior de SP

mundo Tenerife Há 16 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

lifestyle Alimentação 03/05/24

Saiba qual alimento pode reforçar o ganho de massa muscular