Jair testa 26 atletas e só usa um esquema em busca do time ideal

O treinador iniciou todos os oitos jogos com esse esquema

© Ivan Storti/Santos FC

Esporte SANTOS 20/02/18 POR Folhapress

O técnico Jair Ventura fica a cada rodada do Campeonato Paulista mais próximo do "time ideal" do Santos nesta temporada. E a tarefa não é fácil. O treinador já testou 26 jogadores em apenas oito jogos. O Palmeiras, por exemplo, com elenco maior e mais caro, testou 19 atletas em campo neste ano.

PUB

Foram oito atletas testados no ataque, oito no meio-campo, seis nas laterais e cinco na zaga. Nesta soma, vale ressaltar que Jean Mota e Copete atuaram em duas posições, pois ambos foram escalados na lateral-esquerda.

+ SOBRE ESPORTES

Os onze titulares de Jair Ventura no momento são Vanderlei, Daniel Guedes, David Braz, Lucas Veríssimo, Jean Mota; Alison, Renato, Vecchio; Sasha, Gabigol e Copete. No entanto, o "time ideal" deve ter a volta de Bruno Henrique no ataque, além da entrada de Dodô na lateral-esquerda, reforço próximo de acerto, e um meia de expressão, que tomaria a vaga de Renato ou Vecchio.

Há quem torça dentro e fora do clube para que Gustavo Henrique fique com a vaga de David Braz na zaga. Recuperado de cirurgia ligamentar no joelho direito, o zagueiro atuou ao lado de Lucas Veríssimo no clássico contra o São Paulo, por conta da suspensão de Braz, e a zaga santista não sofreu gols.

Vale lembrar que Victor Ferraz, titular da lateral-direita do Santos nos últimos três anos, se recupera de luxação no ombro e deve brigar para recuperar a posição. No entanto, Daniel Guedes, o atual titular, é o líder de assistências do time no ano, com três passes a gol, e goza de bastante prestígio com o técnico Jair Ventura.

Apesar de utilizar muitos atletas, Jair Ventura tem sido fiel a um esquema tático: 4-1-4-1. O treinador iniciou todos os oitos jogos com esse esquema. Houve poucas variações táticas durante as partidas - todas para os esquemas 4-3-3 e 4-4-2.

Além de utilizar o 4-1-4-1, Jair Ventura prioriza o contra-ataque como a principal estratégia de jogo. Foi essa a postura nos dois clássicos disputados em 2018 (derrota para o Palmeiras por 2 a 1 e vitória contra o São Paulo por 1 a 0). Até em duelo contra times de menores, contra Linense e Ponte Preta, ele apostou em uma postura reativa.

Entre os atletas inscritos no Campeonato Paulista, o técnico santista não utilizou apenas os goleiros Vladimir e João Paulo, o zagueiro Cléber Reis e o volante Yuri, os dois últimos por conta de lesões.

O Santos é o líder do grupo D do Paulistão, com 14 pontos, três a mais que o Botafogo, segundo colocado. Foram quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Na próxima rodada, a equipe santista encara o Santo André, domingo, 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro. (Folhapress)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 22 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 1 Hora

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 22 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 14 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 23 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 22 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

esporte Arábia Saudita Há 23 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens

fama MADONNA-CANTORA Há 15 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

economia INSS Há 21 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

fama Bruna Biancardi Há 23 Horas

Bruna Biancardi posta foto de quando era bebê e se compara a Mavie