Miller começou roteiro de delação antes de o dono da JBS gravar Temer

"Amanhã a discussão será de substância: trata-se de elaborar a lista de assuntos que eles apresentarão ao MPF na quinta-feira, em Brasília", escreve o ex-procurador à colega de trabalho e advogada Esther Flesch

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Política Investigação 22/02/18 POR Folhapress

O ex-procurador Marcello Miller começou a elaborar já em fevereiro de 2017 um roteiro para a "colaboração/leniência" da JBS, mostram mensagens enviadas por ele à advogada Esther Flesch. No texto, ele diz que fará uma reunião com a cúpula da empresa para fazer um "brainstorming da lista de assuntos".

PUB

Os grandes trunfos do acordo dos irmãos Batista foram gravações ocultas de conversas com o presidente Michel Temer e com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) - ambos foram grampeados por Joesley em março.

Em novembro do ano passado a Folha de S.Paulo mostrou que, em 9 de março, Miller enviou para si mesmo um e-mail com uma cópia do roteiro de delação que havia preparado para os Batista. Dois dias antes, Joesley havia gravado conversa com Temer.

Agora, porém, fica claro que o ex-procurador já havia discutido a "lista de assuntos" a serem abordadas pelos delatores antes de o dono da JBS gravar o presidente.

+ Ministro interino do Trabalho, Yomura é réu por furto de energia

Miller e Flesch atuavam juntos na defesa da J&F dentro do escritório Trench Rossi Watanabe. À colega ele avisa em 26 de fevereiro que viajaria a São Paulo para encontrar com os empresários.

"Amanhã a discussão será de substância: trata-se de elaborar a lista de assuntos que eles apresentarão ao MPF na quinta-feira, em Brasília", escreve o ex-procurador.

Ele faz questão de detalhar o assunto. "Na prática da LJ [Lava Jato], é o instrumento com o qual uma pessoa física ou jurídica sinaliza, em caráter inicial, a intenção de entrar em acordo de colaboração/leniência."

Miller avisa que vai sozinho ao encontro dos Batista -"a criminalista" Fernanda Tórtima, que assina a delação da JBS, ele explica, "está em Cartagena".

"Preparei muito material: minuta de acordo de confidencialidade, roteiro para a reunião que eles terão na quinta com o MPF e um roteiro de brainstorming para a formação da lista de assuntos", ele descreve.

Temer e Aécio, os dois principais implicados na delação da JBS, acusam Miller de ter armado um flagrante para alavancar a delação premiada dos Batista.

A defesa dos empresários, por sua vez, afirma que Miller se apresentou a eles em fevereiro como alguém que já havia saído do MPF e que, portanto, eles não tinham como saber que, por quase dois meses, o ex-procurador atuou dos dois lados do balcão.

Nesta quarta (21), a Folha de S.Paulo mostrou que Miller obteve com antecedência informações sobre uma das principais operações da Lava Jato, a que prendeu a irmã de Aécio. Ele avisou Flesch, sua parceira no caso, um dia antes de a prisão acontecer.

Miller sempre negou irregularidade (leia mais ao lado). As mensagens que ele enviou a Flesch entre o fim de maio e junho de 2017 mostram que ele se sentiu abandonado pelos ex-colegas da Procuradoria quando sua participação na defesa dos Batista tornou-se um escândalo. "Estou com muito medo", ele disse, dia 19 de maio.

Em 1º de junho, ele faz um desabafo: "Está difícil. Não para, não arrefece. Minha vida está um inferno". Miller cobra uma atitude mais incisiva do escritório em que estava porque "o MPF em peso está com a percepção de que erramos". "Uma coisa é certa: se eu voltar lá para advogar antes do fim da quarentena, por mais absurdo que isso seja, vou ser recebido a pedradas." Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 22 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 20 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 23 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 22 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

tech Ataque Há 1 Hora

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Titanic Há 5 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama Luto Há 4 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

fama Casais famosos Há 14 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)